Anna Bello faz temporada com seu choro cantado no Teatro Café Pequeno em novembro

Anna Bello faz temporada de duas semanas do show Lágrimas e Rimas – uma homenagem ao choro cantado e à sua grande intérprete Ademilde Fonseca – no Teatro Municipal Café Pequeno nos dias 15 e 16 e 22 e 23 de novembro, quintas e sextas.

Com direção de Reiner Tenente e direção musical de Edu Krieger e Alexandre Caldi, este show estreou no dia 23 de abril deste ano, Dia Nacional do Choro, e segue, então, propagando esse patrimônio cultural que é o choro cantado.

Anna inspirou-se na Rainha do Chorinho que conheceu na cerimônia de premiação da Medalha Pedro Ernesto no Museu da Imagem e do Som, em 1999, quando cantaram juntas. Desde então a jovem cantora vinha amadurecendo a ideia de fazer um álbum dedicado ao choro e à sua Rainha.

Foi somente em 2011, porém, quando foi contemplado pelo Edital do Fundo de Apoio à Música da Secretaria Municipal de Cultura – FAM 2011, que o projeto saiu do papel. No CD Lágrimas e Rimas, Anna Bello apresenta choros cantados de forma bem contemporânea, reunindo em seu repertório desde choros clássicos até músicas inéditas de compositores atuais.

O disco contém, além do último registro fonográfico de Ademilde, também um vídeo depoimento dessa artista tão importante para a música brasileira e a única representante do choro cantado. Dentro desse gênero onde se sobressai o instrumental, mostraremos que o choro cantado continua vivo mesclando compositores da antiga e da nova geração.

Para ajudá-la a produzir o disco, a cantora reuniu um time de primeira grandeza, que alguns estão com ela também neste show. Com direção musical de Edu Krieger, arranjos e sopros de Alexandre Caldi, Rogério Caetano (violão de 7 cordas), Luis Barcelos (bandolim e cavaquinho) e Carlos Cesar Mota (percussão), o projeto contou ainda com as participações especiais de Marcelo Caldi (acordeon e piano), Nicolas Krassik (violino) e Moraes Moreira (violão). Aos 91 anos, Ademilde Fonseca dividiu os vocais com Anna na faixa Arrasta Pé, de Waldir de Azevedo e Klecius Caldas, que apesar de fazer parte do repertório da veterana, permanecia inédita em CD. Gravado em janeiro de 2012, pouco antes de seu falecimento, Ademilde deixou também um depoimento em vídeo, no qual conta sua trajetória no choro, incluído como faixa bônus no fim do álbum.

Também estão no CD a canção Santo Amaro (Franklin da Flauta, Luiz Carlos Ramos e Aldir Blanc), que conta histórias dos bairros do Rio de Janeiro: “Eu ia a pé lá da ladeira Santo Amaro/até a Rua do Catete/e te levava prum passeio em Paquetá/onde nasceu num picnic nosso rancho/o Ameno Resedá”.

Acompanhada pelos músicos Nando Duarte (violão de 7 cordas), Luís Barcelos (bandolim/cavaquinho), Carlos Cesar Motta (bateria/percussão) e Alexandre Caldi (sopros), Anna mostra as duas músicas citadas acima e também outras do álbum como: A Feira (Nonato Buzar/Mônica Silveira), Diamante Verdadeiro (Caetano Veloso), Cachorro Vira-Lata (Alberto Ribeiro), O Bravo e a Formosa (Edu Krieger), Viração (Zé Paulo Becker/Roque Ferreira), Choro Novo ( Moraes Moreira/Armandinho) e O que Vier Eu Traço (Zé Maria, Alvaiade).

SERVIÇO
Lágrimas e Rimas – Anna Bello
Local: Teatro Municipal Café Pequeno/Ocupação Câmbio
Endereço: Rua Ataulfo de Paiva, 269 – Leblon –  2294-4480)
Data:  15 e 16 e 22 e 23 de novembro (quintas e sextas)
Horário: 20hs
Ingresso: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)
Capacidade: 80 lugares
Classificação: Livre

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *