Sérgio Carvalho dirige leitura dramatizada de texto inédito de Brecht no Teatro Anchieta

O SESC Consolação apresenta no próximo dia 30 a leitura dramatizada de “Ensaio da Comuna”, baseada na peça “Os Dias da Comuna”, de Bertolt Brecht. A leitura integra a programação do ciclo “7 Leituras, 7 Autores, 7 Diretores”, concebido pela diretora teatral Eugênia Thereza de Andrade. A direção da leitura será de Sérgio Carvalho, e traz no elenco atores da Cia do Latão e do Núcleo de Estudos Anatol Rosenfeld, novo núcleo dirigido por Sérgio.

“Dias de Comuna” foi um movimento revolucionário ocorrido em Paris, entre 18 de Março e 28 de Maio de 1871, que procurou impor um governo que pretendia a abolição da propriedade privada, e que acabou aniquilado pelas tropas fiéis a Thiers. Se este movimento estivesse atingido o seu intento, certamente a história da Europa e do Mundo seriam bem diferentes e em 2012 estaria completando 141 anos. Escrita em 1948-49, a peça “Os Dias da Comuna”, conta a história da primeira República Proletária da história, com a França adotando uma política de caráter comunista com princípios anarquista (comunismo libertário), baseada nos princípios da Primeira Internacional.

A peça percorre em 14 quadros alguns dos mais importantes momentos da Comuna de Paris, acompanhando, do ponto de vista das personagens populares do bairro de Montmartre, a histórica trajetória em que o povo francês, por 72 dias, tomou o poder na França. A peça de Brecht apresenta as dificuldades e hesitações que, associadas à brutal vingança das elites francesas, fez com que fosse esmagada a revolução operária.

Brecht e o Comunismo

Militante comunista, Brecht foi combatente antinazista da linha de frente, engajando sua arte na luta pela democracia, pelo socialismo, contra o fascismo e o nazismo. Ligou a crítica ao nazismo ao combate contra a repressão característica do tempo de reação burguesa, da qual o bestial massacre da Comuna de Paris foi um marco.

A arte, propunha ele, precisa estar a serviço da luta operária, do progresso social e dos mais altos sentimentos de humanidade e solidariedade. É um instrumento, nesse sentido, de combate à alienação e ferramenta para despertar e consolidar a consciência de classe. “Os Dias da Comuna” é um dos melhores exemplos da clareza e determinação que ilumina os escritos de Brecht. Eugênia Thereza de Andrade, comunista desde a época do partidão, ao selecionar o texto para as leituras deste ano, não pensou em outra pessoa para dirigi-lo. Sérgio Carvalho é diretor da Cia do Latão, companheiro de jornada comunista e amigo.

SERVIÇO
Leitura dramatizada de Ensaio da Comuna
Local: Sesc Consolação – Teatro Anchieta
Endereço: Rua Dr. Vila Nova, 245 – Vila Buarque
Telefone: 11-3234 3000
Dia: Dia 30 de outubro – terça-feira – às 19h30
Duração: 90 minutos
Ingressos: Grátis – Retirada de ingressos na bilheteria com uma hora de antecedência, sujeita a capacidade do Teatro.
Lotação: 280 lugares.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *