Teatro do Sesi Campinas recebe o espetáculo Paraíso em Pedaços

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 22 outubro, 2012 13:02

Teatro do Sesi Campinas recebe o espetáculo Paraíso em Pedaços

Paraíso em Pedaços é a mais nova atração do Teatro do Sesi Campinas. A peça é baseada no mito do Andrógino, aquele que reúne no mesmo corpo ambos os sexos. Zeus cansado de ver o mundo sendo vendido e corrompido por esse ser lança um raio e cria o homem e a mulher. E assim começa a longa jornada em busca da essência e da outra metade. A apresentação de Paraíso em Pedaços tem entrada gratuita e está marcada para o dia 25 de outubro, quinta-feira, às 20h00.

Paraíso em Pedaços mostra uma história fantástica e de aventura, ao mesmo tempo em que faz um convite à reflexão sobre as relações pós-modernas, a violência, o consumismo, a devastação de costumes e recursos naturais do planeta. É inspirado nas infinitas iconografias de uma terra chamada Brasil. O espetáculo é uma realização da 3S Projetos e conta com a direção da fundadora do grupo israelense Clipa Theater, Idit Herman – considerada em 2009 a melhor diretora do Oriente Médio. A atuação fica por conta dos performers brasileiros Marcos Becker e Marília Ennes, ambos fundadores da Cia ParaladosanjoS, um dos expoentes da performance no Brasil a 12 anos.

O encontro entre os atores brasileiros, a diretora israelense, uma designer suíça e um cenógrafo russo conflui no CEP (Coletivo Essencial de Performance),uma plataforma movida por descobertas e ondas criativas de artistas de diferentes segmentos que juntos investigam formas inovadoras de apresentar a linguagem do Teatro Visual.

No Teatro Visual, as histórias não são contadas através da fala, mas a partir da sucessão de imagens apresentadas em cada cena. “Para tanto são utilizados além do corpo do performer, desenhos de luz e cenários altamente sofisticados, efeitos especiais e signos universais inerentes a todas as culturas. O resultado são produções de alto impacto visual contendo em si as diversas vertentes das artes”, explica Marcos Becker, performer do espetáculo.

Ao assistir a obra o espectador é convidado ao redescobrimento de sua própria terra. A poesia se revela na cuidadosa construção de signos, que são levados às últimas consequências, e na alternância dos significados, surpreendendo o público a cada mudança de cena. Mais informações: 19 3772-4100.

Sobre o espetáculo Paraíso em Pedaços:

O Mito do Andrógeno de Platão, inspiração inicial para este espetáculo, é também um ponto de partida para a revelação de um Brasil que vai além de seus estereótipos tão conhecidos e divulgados. Esse lugar, que é sem dúvida alguma, a morada da mãe Natureza, exuberante e exótica! Mas o que se revela se tirarmos esse véu que cobre a visão, e que nos acalma e nos torna esperançosos, festivos? Ao abrir os olhos somos atingidos pela violência doída, a aculturação de um povo que outrora fora comparado a fontes borbulhantes de saberes empíricos, a abundante água escondida nos canos, represada junto a nossos sonhos.

O véu que nos conforta, trazendo ritmos e sonhos de outra nação, é na verdade uma pílula de amnésia que nos faz esquecer geração a geração de onde viemos, e nos arranca de nossas raízes dando-nos falsos poderes e créditos. O marketing da supremacia que nos faz sentir e desejar estar acima de todos, nos dá a sensação de liberdade infinita, capazes de vender nossas terras, nossas crianças, nosso futuro! A grandeza é tanta, que lá dentro, alguns se sentem até como Deuses! E enquanto homens brincam de Deuses, chafarizes negros escorrem por nossas terras. Será o petróleo? Ou será coca-cola?! E quem beberá desse líquido? Deixemos a população ignorante e fraca em sua amnésia preguiçosa com a coca-cola? Afinal o petróleo vai para o carro dos endividados! Onde será que vamos chegar? Ouve-se um raio: Zeus está lá em cima a nos observar, a nos manipular, a nos castigar. Por que expor pensamentos tão desconfortantes?

SERVIÇO
Paraíso em Pedaços
Dias: 25 de outubro
Local: Teatro do Sesi Campinas
Endereço: Av. das Amoreiras, 450 Pq. Itália – Campinas
Horário: 20h
Lotação: 360 pessoas
Faixa etária: 12 anos
Entrada Gratuita
Informações:
19 3772-4100

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 22 outubro, 2012 13:02


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Angry Birds 2

Facebook

O Clube dos Canibais
Meu Nome é Daniel