FestRio Vocal | segunda semana um panorama da música vocal carioca com shows e palestras no CCBB

Depois da estreia com destaque para os grupos convidados internacionais, o FestRio Vocal, maior evento dedicado à música vocal na América Latina, segue para mais uma semana. Agora é a vez do canto vocal carioca, nos dias 15 e 16 de setembro, sábado e domingo, com apresentações de nove grupos, entre eles três corais, e ainda três palestras e a “Maratona Vocal”.

Quarteto Colonial, Coral Infantil da UFRJ, Candimba e Folia de Três são as atrações do sábado. E no domingo, os grupos BeBossa, Dá o Tom e Dá no Coro e os corais Ex Cêntrico  e Harte Vocal.

Além do CCBB, o projeto, que tem curadoria e produção da RioAcappella e patrocínio da Prefeitura do Rio e CCBB, nesta semana se estende também para o Centro Municipal de Referência da Música Carioca na Tijuca com shows e a “Maratona Vocal”, com entrada franca, reunindo os melhores profissionais da msical vocal no país.

A “Maratona Vocal”, que acontece no domingo no CMRMC, das 12h às 16h45, é aberta a cantores, iniciantes a profissionais, com cinco horas de expressão vocal e corporal e canto coletivo, para até 200 pessoas, com coordenação de quatro diferentes regentes. “É a oportunidade de formar um coral de imensas proporções com vozes coletivas e femininas, sem intervalos, em que os cantores fazem contato com novos regentes e artistas”, diz Crismarie Hackenberg, organizadora do festival e uma das regentes do evento.  As senhas serão distribuídas uma hora antes de seu início.

Em três finais de semana – as atrações de encerramento acontecem nos dias 22 e 23/09 -, o FestRio Vocal oferece um grande encontro dos artistas que se dedicam à arte da música vocal. Dos que a fizeram ficar conhecida em todo o mundo às vertentes contemporâneas, como os americanos do House Jacks, conhecidos como uma “banda sem instrumentos”, uma das atrações do final de semana de estreia. “Música vocal é compartilhamento, coletividade. É também tomar para si a força de sua voz. Ter força na voz significa ter força também na vida”, completa Crismarie.

SERVIÇO
FestRio Vocal
Locais: Centro Cultural do Banco do Brasil e Centro Municipal de Referência da Música Carioca
Endereços: CCBB – Teatro II (Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – 3808-2030) e CMRMC (Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca – 3238-3880)
Data:  dias 15 e 16 de setembro – sábado e domingo
Capacidade:  CCBB – Teatro II: 155 lugares e CMRMC: 200 lugares
Classificação: livre

Shows:

Dia 15: CCBB – Quarteto Colonial e Coral infantil da UFRJ (12h30) l Candimba e Folia de Três (20h)
Dia 16: CMRMC – Dá no Coro (12h30)
CCBB – Coral Ex-Cêntrico e Coral Harte Vocal (12h30) l Dá o Tom e BeBossa (20h)

Preços: CCBB: R$ 6,00 e R$ 3,00 para estudantes e idosos; CMRMC: grátis

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *