“Barco de Papel” de Maria Mariana, estreia no dia 14 de setembro

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 7 setembro, 2012 11:22

“Barco de Papel” de Maria Mariana, estreia no dia 14 de setembro

Vinte anos após sua estreia no teatro como escritora e atriz em “Confissões de Adolescente” e dez anos longe dos palcos, Maria Mariana retorna à cena com o monólogo, também de sua autoria, “Barco de Papel”. Com supervisão de direção do dramaturgo Domingos Oliveira, a peça estreia no Espaço Rogério Cardoso, no dia 14 de setembro.

Aos 19 anos, Maria Mariana escreveu “Confissões de Adolescente”, baseado em seus diários. Escrito há um ano, “Barco de Papel” também tem suas confissões. É um desabafo sincero sobre o rico e engraçado processo de amadurecimento que passa uma mulher de 20 a 40 anos. “Saí da vista das pessoas e quis mostrar onde estou”, conta a autora. “Fui criada no teatro pelo meu pai e sinto falta de estar perto dele”.

A peça conta a história de uma mulher em busca de autoconhecimento. Em cena, a protagonista, prestes a fazer 40 anos, sente-se em “alto mar”. Navegando por esta metáfora, encontra um misterioso Marujo que lhe faz perceber o quanto seu barco está bagunçado, lotado de papéis.

A protagonista então se desdobra em quatro personagens que interpreta na vida, em ordem cronológica: Vera, A Sedutora; Maria Gilda, A Intelectual; Diana, A Maternal eMarta Rios, A Espiritual. Na urgência de navegar com mais leveza, as personagens são expulsas do barco ao longo da peça narrando a busca por um eu verdadeiro.

O cenário minimalista assinado pela autora com supervisão de Fernando Mello da Costa é composto por uma estante, onde estão os papéis que marcam as passagens de texto, uma cadeira e uma mala. O chapéu, também de papel, ressalta a presença do Marujo, a voz interior da personagem, que a conduz na trajetória. Quem assina a luz do espetáculo é Fred Eça.

SERVIÇO
Barco de Papel
Estreia: 14 de setembro
Temporada: até 28 de outubro.
Local: Espaço Rogério Cardoso – Casa de cultura Laura Alvim.
Endereço: Av. Vieira Souto, 176 – Ipanema.
Informações: (21) 2332-2015
Ingresso: R$30 / R$15 (meia-entrada)
Horário: sexta e sábado, 21h. Domingos, 19h
Classificação etária: 12 anos
Capacidade: 70 lugares
Duração: 90 minutos

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 7 setembro, 2012 11:22


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Aprendiz de Espiã

Facebook