30ª Bienal de São Paulo no MIS

O MIS, Instituição da Secretaria de Estado da Cultura, acaba de entrar para a 30ª Bienal de São Paulo e, nesta edição, passa a ser correalizador da programação que integra o projeto. Assim, de setembro a novembro, oferece uma série de eventos da Bienal em sua sede e, além disso, irá disponibilizar uma parte do seu acervo de áudio para o projeto “Mobile Radio”, que une duas instâncias complementares (produção e irradiação de conteúdos) e será gerenciado pelo coletivo artístico Mobile Radio, composto por Knut Auferman [Alemanha] e Sarah Washington [Reino Unido].

Sob o título A iminência das poéticas, a 30ª Bienal de São Paulo tem como centro curatorial os temas da multiplicidade, transicionalidade, recorrência e permanente mutabilidade das poéticas artísticas. Tomando como base conceitual o entendimento de que as poéticas sobrepõem-se, desagregam-se, assimilam-se, parasitam-se e condensam-se, a edição define-se por quatro zonas curatoriais distintas: Sobrevivências, Alterformas, Derivas, Vozes e, uma zona transversal, Reverso.

Essas zonas atuam como forma de articular, de maneira constelar e polifônica, os artistas e temas que irão compor o quadro geral da mostra que procura instaurar-se como uma plataforma de encontro para a diversidade das poéticas, cujo instrumento de trabalho fundamental é a ideia de Constelação – e seu leitmotiv a noção de articulação.

Mais do que uma Bienal de obras individuais e de artistas singulares, o evento pretende ser capaz de produzir constelações de obras e artistas que conversam entre si: uma base para que essas relações sejam dispositivos eficazes de renovação e de produção de sentido e significação.

Confira a programação completa da 30ª Bienal no MIS

SETEMBRO

One Minute Film Festival – Exquisite Corpse
Data:
08.09, sábado, às 17h
Local: Auditório LABMIS
Entrada: gratuita / Distribuição de senhas no local 1h antes do evento
Classificação etária: 14 anos

Exquisite Corpse (63min) é a última edição do festival One Minute Film, iniciativa dos artistas Jason Simon e Moyra Davey, organizado durante os últimos 10 anos em Narrowsburg, NY. Inclui filmes dos seguintes artistas: William Stone, Jeff Preiss, Lin + Lam, Caspar Stracke, Myrel Chernick, Jennifer Montgomery, Jorge Colombo, Gregg Bordowitz, Katya Sander  & Simon Sheikh, Adam Simon, Ben Speth, Clea Felien, Robert O’Connor, Pia Rønicke, Alejandra Ugarte Bedwell, Mark Dion, Dana Sherwood, Andrea Geyer, David Brooks, Tom Kalin, Sharon Hayes, Pradeep Dalal, J. Walker Tufts, Claire Fontaine, Keith Sandborn, Peggy Ahwesh, Josiah McElheny & Susanne DesRoches, Athena Kokoronis, Eric Davis, Amy Yoes, Dani Leventhal, Moyra Davey, Francis Cape, Suzanne Bocanegra, Sadie Benning, Cathy Clarke, Ulrike Müller, Arthur Ou, Aura Rosenberg, Su Friedrich, Kimberly A Miller, Klara Hobza, Pierre Le Hors, Matthew Buckingham, Martin Beck, Laura Larson, Isla Leaver-Yap & Lucy Skaer, Garret Linn, Nica Ross, Anie Stanley, Valerie Tevere, Florian Zeyfang, Francisca Benitez, Suzie Silver, Lenka Clayton, J. Morgan Puett, Berta Jottar, Angel Nevarez, Shelly Silver, Jason Simon.

Imprint Nº 2
Data:
16.09, domingo, 19h
Local: Auditório LABMIS
Entrada: gratuita / Distribuição de senhas no local 1h antes do evento
Classificação etária: 14 anos

Imprint Nº 2 retrata um esforço contínuo de Anna Ostoya e Liz Magic Laser, iniciado em 2009, em Nova York. As atividades empreendidas pelas artistas unem noções do processo artístico, busca pelo lazer e comportamentos neuróticos. Entrando em espaços comerciais, Laser e Ostoya procuram rearticular a conduta do consumidor. Antes da exibição do filme haverá fala introdutória de Anna Ostoya.

Markus Popp – Oval – O – Full Circle
Data: 20.09, quinta-feira, 20h
Local: Auditório MIS
Entrada: gratuita / Distribuição de senhas no local 1h antes do evento
Classificação etária: 14 anos

Esse evento conta com a parceria cultural do Goethe-Institut e da 30ª Bienal de São Paulo.

Em turnê pela América Latina, o artista eletrônico e visual alemão, também conhecido como Oval, realiza aula-performance no MIS. Durante o encontro, o artista pretende compartilhar suas técnicas, falar de seu trabalho como produtor de música não-interativa e revelar suas mais recentes faixas – algumas delas elaboradas e finalizadas no Brasil com sete vozes da América do Sul selecionadas especialmente para o projeto. Além disso, Markus Popp também realizará apresentação teórica do software de música Ovalprocess, discutirá as motivações e os conceitos nos quais o software se baseia assim como, demarcará as diferenças entre o software musical e comercial.

Markus Popp é um dos mais renomados produtores de música contemporânea do mundo. Os legendários primeiros álbuns de Markus Popp, também conhecido como Oval, causarem choque na cena eletrônica do final dos anos 1990.Popp antecipou o “glitch”, o “clicks & cuts”, inspirando e provocando uma geração inteira de músicos até hoje. Depois de um longo hiato, Oval está de volta, mudando o jogo novamente com um estilo novo, impactante “hiperreal” e nada menos do que 150 faixas.

OUTUBRO

Pablo Pijnappel
Data: 07.10, domingo, 17h
Local: Auditório LABMIS
Entrada: gratuita / Distribuição de senhas no local 1h antes do evento
Classificação etária: livre

Pablo Pijnappel, artista e cineasta, apresenta o filme Walderedo (2006), em formato 16mm. Pijnappel também apresenta um filme de outro diretor que teve grande influência em seu trabalho.

DANÇA NO MIS
Data: 13.10, sábado, às 18h
Local: Auditório MIS e outros espaços do Museu
Entrada: gratuita
Classificação: livre

No mês de outubro a curadora Natalia Mallo convidou o bailarino Cristian Duarte a escolher uma área do museu para apresentar o solo HOT100 (The Hot One Hundred Choreographers), criado em colaboração com Rodrigo Andreolli, no qual visita as obra de artistas que o instigaram ao longo de sua trajetória. Entre as coreografias que inspiram o trabalho está Beach Birds for Camera, de Merce Cunningham. Cristian Duarte graduou-se na P.A.R.T.S. (Performing Arts, Research and Training Studios), escola dirigida pela coreógrafa Anne Teresa de Keersmaeker (Bélgica). Desde então tem realizado seus próprios projetos e colaborado com artistas entre Brasil e Europa. Integrando a programação, será exibido o filme Torse (55 min) do Charles Atlas. O filme integra uma composição da Maryanne Amacher e figurino desenhado pelo designer da companhia de dança Mark Lancaster. Como era o estilo do Cunningham, a coreografia e o som foram produzidos separadamente, fazendo da relação entre música e movimento uma coincidência.

Runo Lagormarsino apresenta … (tarde de exibição de filmes e debates)
Data: 21.10, domingo, 17h
Local: Auditório LABMIS
Entrada: gratuita / Distribuição de senhas no local 1h antes do evento
Classificação etária: livre

Uma tarde de exibição de filmes e debates organizadas pelo artista Runo Lagomarsino.

NOVEMBRO

Electropera
Data: 02.11, sexta, 20h
Local: Auditório MIS
Entrada: gratuita / Distribuição de senhas no local 1h antes do evento
Classificação etária: 14 anos

Vanderlei Lucentini e Sergio Villafranca apresentam Electropera: jornada sonora desde a performance dos anos 1970 aos dias de hoje.  Uma síntese da semi-ópera, intermídia e musical, o processo criativo da Electropera é caracterizado pelo uso da música eletroacústica em combinação com outras linguagens, como literatura, poesia, teatro, dança e vídeo.

Vídeo Edições – Inserções
Data: 03.11, sábado
Local: Auditório MIS
Entrada: gratuita / Distribuição de senhas no local 1h antes do evento
Classificação etária: 14 anos

Projeto contínuo dos artistas Nascimento & Lovera, que vivem em Caracas. Por mais de uma década o casal vem alterando filmes e vídeos do circuito comercial por meio da inserção e remoção de trechos dos filmes, interrompendo, assim, a narrativa dessas produções comerciais. Depois de completar as alterações, eles re-inserem os filmes manipulados no circuito, apresentando-os em salas de cinema, inserindo-os em videolocadoras e os integrando-os ao mercado por meio de vendedores de rua.

16h Zulú, trailer (Cy Endfield, 1964, 6 min)| Moça com Brinco de Pérola (Peter Webber, 2003, 63 min)
18h  A Fúria do Dragão (Lo Wei, 1971, 77min)
20h O Exorcista (William Friedkin, 1973, 72 min)

Dyansty
Data: 11.11, domingo, 17h
Local: Auditório LABMIS
Entrada: gratuita / Distribuição de senhas no local 1h antes do evento
Classificação etária: 14 anos

A artista e cineasta Ilene Segalove apresenta Riot Tapes (1984), curta-metragem produzido durante sua adolescência em Beverly Hills. Na sequência, será exibido o raro filme Dynasty, do artista Antek Walczak, produzido em Nova York. Para este evento haverá fala introdutória do curador e crítico Marcio Harum.

Fusil
Data: 24.11, sábado, 20h
Local: Auditório MIS
Entrada: gratuita / Distribuição de senhas no local 1h antes do evento
Classificação etária: 14 anos

Les Objets Amplifiés e são projetos desenvolvidos por Julio d’Escrivan e seu colaborador Iñigo Ibaibarriaga, saxofonista e manipulador sonoro de objetos. Junto com Miguel Barella, Mobile Radio e com outros participantes eles apresentam um concerto de música concreta ao vivo.

SERVIÇO
30ª Bienal no MIS
Data: 08.09 a 24.11
Local: Auditório MIS
Capacidade: 173 lugares e outros espaços do Museu
Ingresso: gratuito (sujeito à lotação da sala – retirada de ingressos com uma hora de antecedência na Recepção MIS)
Classificação livre

Museu da Imagem e do Som – MIS
Endereço: Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Informações: (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 8. Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *