Para ver o Azul da Carne | Obra do pintor irlandês Francis Bacon inspira coreografia

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 4 setembro, 2012 20:57

Para ver o Azul da Carne | Obra do pintor irlandês Francis Bacon inspira coreografia

De 06 a 09 de setembro, o espetáculo de dança Para Ver o Azul da Carne, se apresenta na Funarte e dias 11 e 12 de setembro, na ETEC em Santana.

Conceitualmente, para conceber o espetáculo Érica Tessarolo, dançarina e artista plástica, olhou para a obra Três Estudos para Figuras ao pé de uma Crucificação, do pintor irlandês Francis Bacon, buscando possibilidades para uma investigação de movimento e coreografia.

A crucificação, o grito, o isolamento, a deformação da figura e as carnes são temas recorrentes na obra de Bacon, mas sempre tratados de modo inusitado e muito particular. Nesse tríptico, por exemplo, a carne não é vermelha e a crucificação independe da existência de uma cruz, como a associação imediata que se faz. Dessa forma, suas carnes azuladas sugeriram a Érica Tessarolo a cor azul como uma metáfora para sua dança, alimentando a busca pelo inusitado do seu corpo, o “azul da sua carne”.

Em cena uma figura borrada, a partir do intercalar de movimentos de extrema lentidão e extrema agilidade.

PARA VER O AZUL DA CARNE é o primeiro solo no qual Érica Tessarolo assina concepção, criação e direção coreográfica concomitantemente. Nos trabalhos anteriores, contou com a colaboração e a direção de outros artistas, neste, lançou-se ao desafio de estar sozinha em todas as etapas da elaboração artística. PARA VER O AZUL DA CARNE foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural/ ProAC 2011, da Secretaria de Estado da Cultura.

Érica Tessarolo

Completou o bacharelado em Artes Plásticas, em 2002, e o bacharelado em Dança, em 2008, pela UNICAMP. Nesse período participou do “Salão de Artes Plásticas de Curvelo-MG”; fez aulas de dança com Daniele Calichio, Rachel Gouvêa e Viviane Procópio; co-fundou e integrou o “uoco grupo de dança”, dirigido por Viviane Procópio, e o “In vitro grupo de dança”, dirigido por Angela Nolf; participou do espetáculo “ES-BOÇO”, coreografado e dirigido por Sayonara Pereira, e do “Work in Progress”, dirigido por Luiz Fernando Bongiovanni; desenvolveu os solos “Tu não te moves de ti”, “Quimera” e “A figura e o fato”, dirigidos por Marisa Lambert, participando do “Festival Internacional de Teatro Palco & Rua”, em BH, do “O feminino na Dança”, do CCSP, em SP, e da “Mostra Universitária do Panorama de Dança”, no RJ, entre outros.

Em 2007, foi estagiária da Cia Borelli de Dança, dirigida por Sandro Borelli, e passou a integrar a Cia Fragmento de Dança, dirigida por Vanessa Macedo, na qual foi interprete até 2010.

Em 2009, participou da peça “Alto Mar de Todas as Coisas” e da performance “Noiva Despedaçada – forma e estilhaçamento”, junto à KeyZetta & Cia, dirigida por Key Sawao e Ricardo Iazzetta. Neste mesmo ano, passou a integrar a Cia Perdida, dirigida por Juliana Moraes, e foi Artista Orientadora em dança do Programa Vocacional da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Em 2010, desenvolveu o solo “para ver o azul da carne”, participando do “Semanas de Dança – Diálogos”, do CCSP, e do “Primeiro Passo” do Sesc Pompeia, em SP.

Em 2012, participou como coreógrafa convidada, do 1º ciclo do projeto “Trepadeira”, na Sala Crisantempo, idealizado pelos artistas Bruna Antonelli, Nirvana Marinho e Petterson Costa; e também escreveu matéria publicada pela revista de teatro “ANTRO POSITIVO”.

Atualmente participa do novo projeto de pesquisa em dança da Cia Perdida; aprofunda-se na pesquisa do solo “para ver o azul da carne”; e é Artista Orientadora em dança do Programa Vocacional da Prefeitura Municipal de São Paulo.

SERVIÇO
Para Ver o Azul da Carne
Data: Dias 06, 07, 08 e 09 de setembro na FUNARTE
Sala Renée Gumiel
Endereço: Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo, SP
Quinta a sábado, às 19h45, domingo às 19h
Ingressos: R$ 5,00 (preço promocional)
Capacidade: 70 lugares
Tempo de duração: 40 minutos
Recomendação de idade: 14 anos
A bilheteria abre uma hora antes do espetáculo – um ingresso por pessoa.
(11) 3662-5177

11 e 12 de setembro na Escola Técnica de Artes – ETEC
Endereço: Av. Cruzeiro do Sul 2630 prédio ii Sala 412- Santana – São Paulo – SP
Terça e quarta, às 18h
Conversa com o público após as apresentações.
Ingressos gratuitos.
(11) 20890741

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 4 setembro, 2012 20:57


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Aprendiz de Espiã

Facebook