Espetáculo infantil “História de Lenços e Ventos” no SescRio Casa da Gávea Prorrogado até Outubro

Primeiro espetáculo infantil em cartaz SescRio Casa da Gávea depois de 16 anos, História de Lenços e Ventos, dirigido por Jorge Farjalla, da Cia Guerreiro, extraído do livro homônimo de Ilo Krugli, em cartaz desde 14 de julho, terá temporada prorrogada até 28 de outubro.

A peça narra a saga da Azulzinha do Quintal, um lenço azul e aventureiro, que foge do quintal com o Vento da Madrugada para aprender a voar. É aí que surge o herói da história: o Papel de Jornal lá do quintal, personagem criado para salvar a Azulzinha e resgatá-la. Mas a heroína é roubada pelo Soldado Medieval, personagem de lata que a leva para uma monótona e fria cidade medieval. A cidade é dominado pelo Rei Metal Mau, que se apaixona pela Azulzinha e decide casar-se com ela.  Será que o Papel conseguirá salvar a Azulzinha?

Anna MachadoIpojucan DiasJorge FarjallaMariana Rosa e Raphaela Tafuri, os cinco atores em cena, utilizam a magia do teatro de animação, a partir dos próprios objetos e trilha sonora ao vivo, para narrar a história da Azulzinha do Quintal e, para isso, correm o palco se dividindo, hora em narradores, hora em personagens. Manuseando objetos inanimados, como um guarda-chuva, uma folha de jornal, lenços, pedaços de pano, sacos plásticos, bonecos, latas, instrumentos musicais e objetos inesperados, dão vida a simpaticíssimos personagens para contar, de forma alegre e bem humorada, as aventuras do lenço Azulzinha e seu amigo Papel.

Fábula sobre a liberdade, ambientada nos quintais mágicos da infância, fala da vontade de voar e de crescer, de conhecer novos horizontes, e da força do afeto do personagem Papel, que ultrapassa grandes obstáculos para resgatar Azulzinha do poder opressivo do Rei Metal Mau. Num jogo cênico através de exercícios corporais e dos objetos que ganham vida para trazer à criança o resgate de seu próprio quintal e, com isso, a vontade de interagir e brincar.

“O espetáculo é repleto de personagens espirituosas, que se movimentam em cenas surpreendentes e, muitas vezes perigosas, como no caso da queima do papel”, conta o diretor Jorge Farjalla. “A proposta é inovadora, interativa, pois entre o palco e a platéia não há divisão, todos participam ativamente do espetáculo, cantando em rodas, cirandas… enfim, construindo a história, de forma lúdica e reflexiva.”

O cenário se divide em duas fases: a primeira no quintal, onde um varal de roupas e muitos lenços caracterizam um quintal comum, cotidiano, que busca resgatar, pela simplicidade e despojamento, o “quintal da infância” – ambiente mágico onde tantas brincadeiras infantis se desenvolveram ao longo dos anos. A segunda situa a cidade medieval, formada por três baús encapados em papel laminado caracterizando a cidade do rei metal mau, onde tudo é limpo, organizado, brilhante e frio. Onde não entram nem lenços, nem ventos, nem pássaros.

Já o figurino é composto por peças inspiradas na estética romântica, trazendo na caracterização dos atores-narradores a nostalgia e remetendo à memória do quintal mágico da infância de todos nós, seja nas cores esmaecidas pelo tempo, seja em acessórios como fitas, arranjos de cabelo, coletes e suspensórios. Os figurinos masculinos trazem, ainda, uma inspiração nos Irmãos Grimm, dois alemães que se dedicaram ao registro de várias fábulas infantis.

SERVIÇO
História de Lenços e Ventos – Cia Guerreiro
Texto: Ilo Krugli
Direção: Jorge Farjalla, Cia Guerreiro
Local:  Sesc Rio Casa da Gávea
Endereço: Praça Santos Dumont – 116 – Gávea – 2239-3511
Temporada:  prorrogada atéà 28 de outubro
Dias:  sábado e domingo às 16hs
Duração: 45min
Preço: R$ 30,00, inteira, e R$ 15,00, meia-entrada
Horário bilheteria: de seg a sexta, 17hs e sábados e domingos, a partir das 13h30
Capacidade: 80 lugares
Classificação: livre
Recomendação etária: 3 anos

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *