Núcleo Passo Livre de Dança apresenta O Inferno de Wall Street

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 12 agosto, 2012 15:22

Núcleo Passo Livre de Dança apresenta O Inferno de Wall Street

O Núcleo Passo Livre de Dança, apresenta no próximo sábado, 18 de Agosto o espetáculo O Inferno de Wall Street na Casa das Rosas.

Inferno de Wall Street é o mais novo trabalho do Passo Livre, núcleo de dança contemporânea paulistano que desenvolve sua pesquisa na interface da dança com a filosofia, a poesia, a canção, a tela. O atual projeto lança-se numa empreitada arrojada ao escolher um dos poemas mais radicais e pouco conhecidos da literatura brasileira como inspiração, alimento, motor de seu processo de criação artística – o episódio homônimo da epopéia O Guesa do maranhense Sousândrade.

Inferno de Wall Street é o nome dado pelos poetas Augusto de Campos e Haroldo de Campos ao episódio. Fala do sacrifício de um personagem mítico inca na Bolsa de Valores de Nova Iorque, por ocasião da visita de Dom Pedro II como convidado à Grande Exposição da FIladélfia em 1876. Tão extraordinário quanto o tema é a sua forma, uma construção onde os recursos da colagem, da montagem, da hibridização de gêneros são usados pelo autor em pleno século XIX.

Não se espere encontrar no espetáculo um sacrifício ritual, ou uma representação passo a passo do tema. Assim como em muitos quadros cubistas ou surrealistas este já se fragmenta no poema até quase desaparecer. Do mesmo modo se transforma em sua abordagem pela dança. As diretoras, Eliana Cavalcante e Sofia Cavalcante, conceberam uma instalação em um ready made – formado pelas arquibancadas do Espaço Cariris, dispostas em forma de pirâmide que define e limita a movimentação dos bailarinos. Algumas estrofes do Inferno lidas pelo poeta Augusto de Campos integram a trilha sonora de autoria de Cid Campos.

O que nos fascina ao partir do texto para uma prática artística, de investigação e de difusão, é o conjunto de possibilidades que a ambição do autor instiga, que abrange uma experimentação sem trégua da linguagem, ligada à reflexão sobre a vida cotidiana tanto no aspecto pessoal, como no social, histórico e político.

Numa das salas do Espaço Cariris haverá uma instalação acústica para o HelioTape com o poeta Haroldo de Campos numa conversa com Hélio Oiticica sobre O Inferno de Wall Street. na Quinta Avenida diante do número 666, ao qual Sousândrade no poema se refere como o templo de Kun.

SERVIÇO
Inferno de Wall Street
Data:
Dia 18/08 as 20 horas.
Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Endereço: Av. Paulista, 37
Tel.: (11) 3285-6986 / (11) 3288-9447
E-mail: contato@casadasrosas.org.br.
Convênio com o estacionamento Patropi: Al. Santos, 74.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 12 agosto, 2012 15:22


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Aprendiz de Espiã

Facebook