Festival de Música Erudita recebe inscrições até 22 de Junho

Com programação pedagógica e artística, o 3º Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba (Feimepi) promete atrair alunos e cativar o público com presenças ilustres. Em 2012, os cursos serão ministrados por um corpo docente composto por 28 professores renomados nacionalmente e internacionalmete. Os candidatos têm até 22 de junho para fazer suas inscrições nas oficinas por meio do site oficial, o www.feimepi.com.br.

Os interessados devem acessar o link “Inscrições” do site oficial, onde é possível encontrar informações sobre os professores e as instruções do processo seletivo. O resultado para os cursos do Feimepi será divulgado no dia 2 de julho. No endereço eletrônico estão disponíveis ainda datas e horários da programação pedagógica, currículo dos professores e informações sobre hospedagens em Piracicaba, distante 160 quilômetros de São Paulo.

A terceira edição, que acontece de 20 a 29 de julho, conta com a participação de 16 professores brasileiros e 12 de países como Estados Unidos, Espanha, Alemanha, Suíça, Canadá e Japão. Eles conduzirão master classes, ensaios e palestras, disponíveis para estudantes de diversas faixas etárias com os mais diversificados históricos de formação.

Apesar do número limitado de 10 vagas por professor, com exceção do curso de violão clássico que oferece 20 vagas, todos os alunos têm participação garantida no Festival como ouvintes. Lembrando que o grande objetivo do Feimepi é democratizar o acesso à música clássica.

A programação artística do Festival será composta por concertos gratuitos de orquestras nacionais e internacionais nos teatros e na catedral da cidade. A edição 2012 presta homenagem ao regente brasileiro Eleazar de Carvalho, que completaria 100 anos no mês de julho, e as oficinas do conceituado luthier, Mitsugu Gomikawa.

“Acredito que chegará o dia em que todo brasileiro terá acesso ao aprendizado de música erudita como parte de sua formação. A democratização dessa arte tornou-se o estandarte do Feimepi desde o ano passado. Que assim seja por muitos anos até que esse direito do cidadão esteja em todas as partes e nosso esforço seja uma lembrança”, diz André Micheletti, coordenador artístico e pedagógico do Festival.

Ao lado da Associação de Cultura Artística de Piracicaba (Acap) e da Art Invest, o Feimepi tem como correalizadores o Jornal de Piracicaba e a Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), que por meio de um aporte de R$ 100 mil figura entre as principais realizadoras do evento. O patrocínio é da Elring Klinger e o apoio cultural da Prefeitura de Piracicaba. “Além de proporcionar aos inscritos oportunidade de aprendizado, o Festival é responsável pela formação de plateia, confirmando a tradição de Piracicaba como berço de bons músicos”, afirma o prefeito Barjas Negri.

Para Hans Günther Eckert, presidente da Acap, é uma honra prestigiar o Feimepi pelo terceiro ano consecutivo: “É com orgulho e satisfação que nós, organizadores, disponibilizamos atividades pedagógicas musicais e apresentações artísticas diárias de tão alto nível. Esperamos que a população de toda a região prestigie e faça desse Festival um verdadeiro sucesso”.

SERVIÇO
FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA ERUDITA DE PIRACICABA
Site oficial: www.feimepi.com.br
Facebook: www.facebook.com/FEIMEPI
Crowdfunding: www.facebook.com/FEIMEPI/app_291608934212293

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

One Reply to “Festival de Música Erudita recebe inscrições até 22 de Junho”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *