No terceiro ano do projeto “Tirando de Letra”, SESC Ribeirão homenageia o premiado escritor Ricardo Azevedo

Na próxima sexta, dia 18 de maio, o SESC Ribeirão abre a exposição ‘Ricardo Azevedo – Do Seu Ponto de Vista’, às 20h30, na Sala de Exposições da Unidade. A abertura da exposição marca o início do projeto ‘Tirando de Letra’ deste ano, que homenageia o escritor Ricardo Azevedo, autor de mais de cem livros para crianças e jovens.

Com o objetivo de estimular a leitura, associando-a a uma experiência de prazer, descobertas e conhecimento, o SESC Ribeirão iniciou o projeto ‘Tirando de Letra’, em 2010, a partir da obra da escritora Lucília Junqueira de Almeida Prado. Em 2011, foi a vez de apresentar e representar a vida e a obra de Tatiana Belinky. Agora, em 2012, o projeto aborda a obra do escritor, pesquisador e ilustrador Ricardo Azevedo.

O projeto, que conta com diferentes leituras artísticas da produção literária do autor, por meio de exposições, espetáculos teatrais, contações de histórias, oficinas e leituras dramáticas, começa no dia 18 de maio e termina em 02 de setembro. Com foco principal no incentivo à leitura, as diferentes ações promovem o íntimo contato do público com o livro e as histórias nele contidas.

A exposição ‘Ricardo Azevedo – Do Seu Ponto de Vista’, utiliza-se de recursos cenográficos, tecnológicos e elementos lúdicos para apresentar a vida e a obra deste autor a um público prioritariamente formado por crianças de 7 a 14 anos. O projeto arquitetônico / cenográfico ocupará várias áreas do SESC Ribeirão Preto, propiciando um contato fluente com o tema e uma vivência que irá além dos atos de ler, contar e ouvir histórias. A exposição colocará o visitante em contato direto com os processos de criação do autor, abrindo uma oportunidade para que todos possam experimentar o “fazer” literário.

De modo dinâmico e interativo, a Sala de Exposições do SESC e outras áreas da Unidade foram ambientadas de forma a envolver todos os visitantes. As crianças serão estimuladas a descobrir o prazeroso mundo da leitura e das histórias, por meio de brincadeiras diferentes e instigantes, como o jogo de caça-palavras; espaço ‘Casa do Escritor’, onde os visitantes poderão conhecer o processo de criação de Ricardo Azevedo e criar uma história baseada em um de seus livros; ‘Os Caminhos da Criação”, com circuitos luminosos com desenhos dos livros do autor; projeções de animação em vídeo, entre outros espaços.

Sobre o autor

Paulista, nascido em 1949, Ricardo Azevedo é autor de mais de cem livros para crianças e jovens, com obras publicadas na Alemanha, Portugal, México, França e Holanda. Bacharel em Comunicação Visual pela Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado e Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo, também é pesquisador na área de cultura popular. É professor convidado em cursos de especialização em Arte-Educação e Literatura, além de ministrar palestras e escrever artigos, publicados em livros e revistas, abordando problemas do uso da literatura de ficção na escola.

Antes de publicar seu primeiro livro, escrito e ilustrado por ele (O peixe que podia cantar – Ed. Melhoramentos), Ricardo trabalhou como publicitário. Era redator, mas também fazia muitas ilustrações, direção de arte e projetos visuais. Casado, pai de três filhos, Ricardo gosta de música e pintura. Toca piano e violão. Para ele, a literatura deve tratar sempre daqueles assuntos sobre os quais ninguém pode ensinar, só compartilhar: as emoções, os medos, as paixões, as alegrias, as injustiças, o cômico, os sonhos, a passagem inexorável do tempo, a dupla existência da verdade, as utopias, o sublime, o paradoxal, as ambiguidades, a busca do auto-conhecimento…

Ricardo Azevedo defende que as semelhanças entre adultos e crianças são mil vezes mais relevantes do que as diferenças. A divisão de pessoas em faixas de idade é apenas uma abstração que mais afasta do que cria identificação entre as pessoas, e ele parte deste princípio para criar seus textos, que transitam com facilidade entre todas as pessoas.

Em sua trajetória, já recebeu diversas premiações, entre eles, cinco prêmios Jabuti e o APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte).

Além de ser aberta ao público em geral, a exposição “Ricardo Azevedo – Do Seu Ponto de Vista”, também recebe agendamento para visita de grupos escolares,  gratuitamente.

Informações e agendamento pelo email: tirandodeletra@ribeirao.sescsp.org.br

PROGRAMAÇÃO COMPLETA (do mês de maio)

ESPETÁCULOS TEATRAIS

ARMAZÉM DO AZEVEDO
Cia Ópera na Mala. A companhia que faz sucesso com seu Baú de Histórias apresenta ao público Seu Azevedo, o dono de um armazém que recebe seus fregueses, conta histórias e conversa com seu papagaio. O espetáculo é inspirado nos contos Coco Verde e Melancia e O Ferreiro que Enganou a Morte, de Ricardo Azevedo. Após o espetáculo, bate-papo com o escritor Ricardo Azevedo. 19/5, sábado, às 16h, no Galpão de Eventos. 180 lugares.

NO MEIO DA NOITE ESCURA TEM UM PÉ DE MARAVILHA
Grupo Pé de Maravilha. Com direção de Regina Machado. Um espetáculo para todas as idades, inspirado no livro homônimo de Ricardo Azevedo. Os contos e brincadeiras populares trazidos por esta apresentação ressaltam a riqueza da identidade brasileira, simbolizada pela astúcia do macaco, pela esperteza da onça e pelos amores mais ingênuos e profundos. 26 e 27/5, sábado e domingo, às 16h, no Galpão de Eventos. 150 lugares.

R$ 4,00 (inteira) e grátis para estudantes, idosos e matriculados com carteirinha. Retirada de ingressos a partir de 1h antes de cada apresentação na Bilheteria do SESC.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS – Com Fausto Ribeiro e João Paulo Fernandes.

6/5 – O LIVRO DAS PALAVRAS
Um presunçoso dicionário, após ser questionado sobre sua sabedoria, sai para conhecer o mundo. Pelas andanças se depara com pessoas, lugares e situações inusitadas, aprendendo que o sentido das palavras vai muito além de suas definições.

13/5 – QUANTA BESTEIRA O MUNDO TEM!
Do livro Histórias de bobos, bocós, burraldos e paspalhões. Histórias com heróis bem diferentes do que se costuma ver por aí. Gente que faz tanta trapalhada que só mesmo sendo herói para conseguir tais proezas.

20/5 – PEGA TROUXA DE PAPO FURADO
Grandes confusões de dois irmãos bobos e briguentos, teimosos feito mula velha.

6, 13, 20/5, domingos, às 15h, no Quintal. Grátis. 60 lugares.

SERVIÇO
RICARDO AZEVEDO – DO SEU PONTO DE VISTA
SESC Ribeirão Preto

Endereço: Rua Tibiriçá, 50, Centro
Central de atendimento: (16) 3977-4477
Abertura 18/5, sexta, às 20h30, na Sala de Exposições.
Visitação até 2/9, de terça a sexta, das 13h30 às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. Horário especial para visitação de grupos escolares: de terça a sexta, das 9h às 17h30, até 31/8. Informações e agendamento pelo email tirandodeletra@ribeirao.sescsp.org.br.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Fonte: Assessoria de Imprensa/SESC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *