Corpos artísticos da Fundação Clóvis Salgado se apresentam no fim de semana na Série Concertos no Parque

Após o sucesso de público da primeira edição deste ano, que contou com aproximadamente seis mil pessoas, a Fundação Clóvis Salgado dá continuidade neste fim de semana à Série Concertos no Parque, com apresentações do Coral Lírico de Minas Gerais e da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. As apresentações acontecem no Parque Municipal Américo Renê Gianetti e têm entrada gratuita.

No sábado, dia 12 de maio, às 16h30, o Coral Lírico de Minas Gerais apresenta trechos de óperas de representativos compositores da Alemanha, Brasil, Estados Unidos, França e Itália, como Liszt, Mascagni, Puccini, Offenbach, Wagner, Gomes, Bizet e Gershwin. Sob regência do maestro titular do Coral Lírico, Márcio Miranda Pontes e acompanhamento do pianista Wagner Sander e de solistas integrantes do Coral, a apresentação terá uma hora de duração.

No domingo, dia 13 de maio, às 10h, a Orquestra Sinfônica convida Túlio Mourão e conta com a participação de artistas mineiros, como Titane, Anthonio, Juba Mendes e Trio Pharmácia. O programa deste domingo se inicia com obras do repertório sinfônico clássico. A primeira delas é a Suite Carmen  – Abertura e  Dança Boêmia, de Georges Bizet. Em seguida, lembrando o aniversário da abolição da escravatura que, neste 13 de maio completa 114 anos, o Batuque do cearense Alberto Nepomuceno. Essa obra combina, por sua vez, a grande tradição sinfônica européia e os ritmos trazidos pelos escravos vindos da África.

Em seguida, duas obras serão apresentadas em homenagem ao Dia das Mães. A primeira é o Intermezzo, da ópera Cavalleria Rusticana, do italiano Pietro Mascagni. Esse é um trecho instrumental que faz parte dessa famosa ópera e que se tornou célebre por todo o mundo, tendo sido utilizado, inclusive, pelo cinema, em O Poderoso Chefão. A segunda obra será o famoso tango Por una Cabeza, do argentino Carlos Gardel.

A segunda parte do programa é dedicado à música – e aos músicos –  de Minas Gerais. Neste momento, a OSMG se apresenta ao lado do músico Túlio Mourão e seus convidados. Melodias como Maria MariaFé Cega Faca Amolada serão executadas pela OSMG em parceria com Túlio Mourão e sua banda. Os arranjos de grandes compositores como Milton Nascimento foram feitos pelo próprio Túlio e pelo maestro Gil Jardim, também mineiro. Sob regência de Gabriel Rhein-Schirato, a apresentação terá uma hora de duração.

Desde a criação do projeto, em 2008, as apresentações da Série Concertos no Parque com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais foram vistas por aproximadamente 360 mil pessoas.

A entrada para os concertos é gratuita e a classificação indicativa é livre.

SERVIÇO
Série Concertos no Parque
12/05 – Coral Lírico de Minas Gerais – 16h30
13/05  – Orquestra Sinfônica de Minas Gerais – 10h
Local: Parque Municipal Américo René Gianetti
Entrada gratuita
Classificação livre
Informações para o público: 3236 – 7400 / fcs.mg.gov.br

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *