Voos e manobras de aves de Rapina são atrações no SESC Taubaté

O SESC Taubaté realiza no próximo domingo, dia 15, às 14h, a vivência Falcoaria e as aves de rapina, com o biólogo André Costa. A atividade irá apresentar informações sobre a biologia e o comportamento das aves de rapina, pássaros carnívoros e caçadores, além de demonstrações de voos livres e manobras de aves como gavião e coruja. Os participantes poderão observá-las, conhecendo suas manobras. Após a apresentação, também haverá espaço para contato com as aves e com os equipamentos utilizados no treinamento.

As aves de rapina mais conhecidas são as águias, os gaviões e os falcões, mas também fazem parte do grupo algumas espécies de corujas e abutres. Os animais representam cerca de 10% das aves do planeta, concentrados em sua maioria na América Latina – só no Brasil existem 83 espécies.

O biólogo também apresentará um breve histórico da Falcoaria, conjunto de técnicas empregadas no treinamento das aves de rapina. Acredita-se que essa atividade surgiu na Ásia a 3000AC com os povos nômades devido à necessidade de caçar para alimentação. Esse laço entre homem e ave se tornou tão forte que permanece até os dias de hoje. Na era medieval a Falcoaria atingiu status de arte nobre, onde falcões eram expostos em jantares da realeza. Hoje tal arte é utilizada como instrumento de Educação e Preservação das Aves de Rapina.

Educação para a Sustentabilidade

A vivência faz parte do Programa Educação para a Sustentabilidade que acredita ser preciso aprender sobre a realidade, a partir de questões da nossa vida cotidiana. Chamar atenção para a urgência quanto às mudanças concretas, a partir do envolvimento dos indivíduos na construção da sustentabilidade a médio e longo prazo, materializa a co-responsabilidade de cada cidadão em relação a um futuro melhor.

SERVIÇO
Falcoaria e as aves de rapina
Data:
Dia 15, 14h
SESC Taubaté
Local: Campo society
Endereço: Avenida Milton de Alvarenga Peixoto, 1264, Esplanada Santa Terezinha.
Informações 3634-4000.
Grátis

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Fonte: Assessoria de Imprensa/SESC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *