Instituto Moreira Salles antecipa as comemorações dos 150 anos de Ernesto Nazareth com site especial

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 16 março, 2012 15:02

Instituto Moreira Salles antecipa as comemorações dos 150 anos de Ernesto Nazareth com site especial

Guardião do acervo de Ernesto Nazareth, um dos compositores mais importantes do Brasil, o Instituto Moreira Salles sai na frente das comemorações dos 150 anos do compositor e lança, na data de seu aniversário de 149 anos – 20 de março de 2012 – o site www.ernestonazareth150anos.com.br, que faz parte do Nazareth 150 anos — contagem regressiva.

 

O site tem coordenação do pianista e pesquisador Alexandre Dias, especialista na obra de Nazareth, do violonista e arranjador Paulo Aragão, idealizador do portal, e de Bia Paes Leme, coordenadora do acervo de música do IMS. No site, o público poderá ter acesso às partituras das 211 composições de Nazareth na versão original para piano, além de 60 composições na inédita versão melodia e cifra, todas com a possibilidade de download em PDF – a obra completa, na versão melodia e cifra, estará disponível para consulta e download até o final de maio. Também poderão ser encontrados textos exclusivos sobre cada obra de Nazareth; acesso à discografia completa – são mais de duas mil gravações feitas até hoje que poderão ser ouvidas mais adiante em streaming; linha do tempo com a vida e obra do compositor elaborada pelo biógrafo de Nazareth, Luiz Antonio de Almeida; e um blog. Até o final do mês de maio, constarão ainda no site manuscritos de Nazareth; arranjos para formações instrumentais variadas; farto acervo de imagens e uma hemeroteca. Todas as atualizações serão notificadas pelo blog.

 

Algumas raridades constam neste site, entre elas, uma carta documentando um encontro até hoje desconhecido entre Ernesto Nazareth e o escritor Machado de Assis. Também serão publicados trechos de filmes que usaram a música de Nazareth (filmes de Fred Astaire, Walt Disney, Woody Allen, entre outros).

 

O IMS tem como parceiro e colaborador o portal Música Brasilis (http://www.musicabrasilis.org.br/), iniciativa da cravista e pesquisadora Rosana Lanzelotte, primeiro site a disponibilizar toda a obra de Nazareth na internet.

 

Sobre Ernesto Nazareth:

Ernesto Nazareth (1863-1934) é um dos compositores mais importantes do Brasil. Definido por Villa-Lobos como “a verdadeira encarnação da alma musical brasileira”, influenciou gerações e gerações de músicos, contribuindo decisivamente para a formação de nossa identidade musical. A despeito de seu protagonismo na história da música popular, Nazareth ainda é um universo a ser explorado. Apesar de ter composto algumas das peças brasileiras mais gravadas em todos os tempos – BrejeiroOdeon e Apanhei-te cavaquinho – boa parte de suas mais de 200 obras permanece pouco conhecida. Nazareth foi contemporâneo do nascimento da música popular urbana no Rio de Janeiro imperial, da explosão da polca e da formação dos primeiros conjuntos de choro. Seus 150 anos, celebrados em 20 de março de 2013, se confundem simbolicamente com os 150 anos da música popular brasileira.

 

::: Serviço :::

Nazareth 150 anos — contagem regressiva

Apresentação do site www.ernestonazareth150anos.com.br 

Recital com Alexandre Dias (piano), Marcelo Bernardes (flauta), Marcilio Lopes (bandolim), Luciana Rabello (cavaquinho), Mauricio Carrilho (violão), Paulo Aragão (violão)

Terça-feira, 20 de março de 2012, às 20h

Ingressos a R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia) – 2 ingressos por pessoa

Venda apenas no IMS-RJ

Telão gratuito na área externa


Instituto Moreira Salles – Rio de Janeiro

Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea

Tel.: (21) 3284-7400/ (21) 3206-2500

 

www.ims.com.br

http://twitter.com/imoreirasalles

www.blogdoims.com.br

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 16 março, 2012 15:02


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Era uma vez em Hollywood

Facebook

Socorro Virei uma Garota!