Miragem de Romy Pocztaruk na Galeria Ímpar

A mostra Miragem da fotógrafa Romy Pocztaruk estreia no dia 15 de março com três séries que serão apresentadas. TropicalCrossing Islands e Lost Utopia, falam de momentos e lugares diferentes, mas contam com o olhar poderoso da artista gaúcha.

 

Tropical

 

Se máquinas de simulação produzem realidades artificiais, e na web podemos participar de comunidades virtuais que recriam a vida cotidiana, também paisagens reais são reconstruídas, produzindo lugares que condizem com as utopias contemporâneas. Na série Tropical, a fotógrafa gaúcha Romy Pocztaruk trata do assunto em sua obra.

 

A ideia nasceu depois de uma visita ao Tropical Islands, uma bolha repleta de floresta tropical, na Alemanha, a 60 km de Berlim. No parque de diversões as atrações são recriações de uma natureza fake, como um cenário de um livro de ficção científica. A série partiu dessa experiência e tem essa ambiguidade bem evidente. Sempre há uma dúvida nas próprias imagens, se são reais ou não.

 

A fotógrafa explica que se interessou por essa ilha da fantasia desde o primeiro momento e quis desenvolver seu trabalho pautada uma experiência real em um lugar completamente artificial. “Fiquei fascinada e tive de fazer uma visita para ter uma experiência real em um lugar completamente artificial. O local é muito estranho, talvez menos para os alemães do que para mim, brasileira, mas lembro que foi um choque entrar naquela bolha com a temperatura controlada e me deparar com uma floresta tropical sem nenhum animal, inseto ou cheiro.”

 

Crossing Islands

 

North Brother Island é uma ilha na cidade de Nova Iorque que esta situada no East River -South Bronx. A ilha foi habitada em 1885 com a construção do Riverside Hospital de Blackwell’s, um hospital que tratava e isolava pacientes com varíola. Em 1904, North Brother Island foi palco de uma tragédia marítima com o naufrágio do navio General Slocum, segundo os registros da época, mais de 1000 tripulantes morreram no acidente. A ilha também abrigou veteranos de guerra juntamente com suas famílias, um hospital psiquiátrico e a famosa Typhoid Mary. Sem nenhum motivo aparente, a ilha esta abandonada há 50 anos.

 

Lost Utopia

 

Fordlândia é uma cidade esquecida nas margens do rio Tapajós. Foi palco de uma das maiores aventuras de Henry Ford, que nos anos vinte colonizou a região e construiu não apenas uma fábrica de borracha mas também uma pequena cidade para recebê-la. Com ruas pavimen- tadas, escolas, campo de golfe e até mesmo hidrantes importados de Detroit, a utopia amazônica durou pouco. Os empregados brasileiros não se adaptaram às severas condições de trabalho e as plantações de seringa foram dizimadas pela falta de planejamento.

 

Fordlândia foi um sonho que não deu certo. Um sonho capitalista na Amazônia que desapareceu como pó, mas deixou vestígios que hoje se misturam com a cultura local.

 

Vídeo Traumberg

 

No vídeo “Traumberg”, a dimensão ficcional da realidade é ativada através de registros realizados em “ruínas urbanas”. Lugares que estão esquecidos e/ou abandonados na cidade de Berlim são documentados e transformados numa fantasia voyeurística.

 

Sobre a artista

 

Romy Pocztaruk, fotógrafa, é mestre em poéticas visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e já levou seu trabalho de fotografia, vídeo, intervenções e performances a cidades brasileiras e do exterior, como Berlim e Amsterdam. A artista é vencedora de uma Bolsa Ibere Camargo, além de já ter mostrado seu trabalho único no Paço das Artes e no Instituto Sérgio Motta.

 

::: Serviço :::

Galeria Ímpar

Rua Mourato Coelho, 1017 – Vila Madalena

Tel.: (11) 2645.4480

Curadoria de Mario Gioia

Abertura: 15 de março de 2012 | 19hrs às 22 hrs

Exposição: 16 de março a 14 de abril de 2012

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 10hrs às 19hrs

Sábado: 11hrs às 17hrs

Add your comment

Nickname:
E-mail:
Website:
Comment:

veja na web

últimas

CAIXA Cultural São Paulo inaugura três novas mostras de artes visuais CAIXA Cultural São Paulo inaugura três novas mostras de artes visuais
Bangu Shopping recebe exposição ‘Ana Botafogo e sua história’ Bangu Shopping recebe exposição ‘Ana Botafogo e sua história’
Sesc Taubaté realiza a Exposição Genesis: Sebastião Salgado – Seleção de Obras Sesc Taubaté realiza a Exposição Genesis: Sebastião Salgado – Seleção de Obras
Artistas do Brasil, Mali e Paquistão participam de abertura de exposição terça que vem, no Sesc Artistas do Brasil, Mali e Paquistão participam de abertura de exposição terça que vem, no Sesc
mais notícias

realize sua busca

Facebook

enquete

O que você espera do filme "Transformers: A Era da Extinção" dirigido por Michael Bay?

Loading ... Loading ...