Banda Sinfônica do Estado de São Paulo faz show em Jundiaí e Piracicaba

A Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, corpo artístico do Governo do Estado e da Secretaria da Cultura, começa a temporada 2012 seguindo a tradição de apresentações abertas no interior do Estado. A primeira apresentação acontece no próximo domingo, dia 18 de março, às 11h, no Teatro Polytheama, em Jundiaí. Já no dia 29 de março é a vez de Piracicaba receber o conjunto, que faz o espetáculo no Teatro Municipal, às 20h. O ingressos são gratuitos.

 

Nas apresentações, que terá regência do maestro Marcos Sadao Shirakawa, a Banda mescla, em um mesmo programa, peças com perfil mais erudito do século XVIII, como a abertura da Ópera “O Barbeiro de Sevilha”, do compositor italiano, Gioacchino Rossini (1792 – 1868), até composições contemporâneas como as “Bachianas nº 4”, do compositor brasileiro Heitor Vila Lobos (1887 – 1959), e “Evolutions”, do americano Alfred Reed (1921 – 2005).

 

O programa traz ainda composições populares, entre elas um medley sobre temas da Jovem Guarda; Aquarela de Sambas, do também brasileiro Cyro Pereira (1929-2011); e uma “Suite Carmem Miranda”, com composições de Alexandre Daloia (1969).

 

Banda Sinfônica do Estado de São Paulo

 

Criada em 1989, a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo é considerada um dos principais grupos sinfônicos do país e, em 1997, conquistou reconhecimento internacional após participar da 8º Conferência da WASBE (World Association for Symphonic Bands and Ensembles), na Áustria.

 

Além do repertório original e de transcrições de obras consagradas, a Banda Sinfônica tem a preocupação de executar música genuinamente brasileira e também estimula a criação de novas obras para essa formação instrumental. Parte deste trabalho está gravado nos CDs Suíte Tropical (2003) e Fantasia Amazônica (2004).

 

Composta por 82 músicos e reunindo instrumentos de sopro, madeiras, metais e percussão a Banda tem direção artística e regência titular do maestro Marcos Sadao Shirakawa e administrada pelo Instituto Pensarte, Organização Social ligada à Secretaria de Estado da Cultura.

 

Marcos Sadao Shirakawa

 

Bacharel em Trombone pelo Departamento de Música da ECA-USP, estudou teoria e instrumento no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e no Conservatório Musical Brooklin Paulista.

 

Primeiro trombone da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, integrou a Orquestra Experimental de Repertório e Orquestra Sinfônica de Santo André e participou de vários Festivais de Música no Brasil- Campos do Jordão, Tatui, Prados, Argentina e Áustria.

 

Estudou regência com o Maestro Carlos Moreno e em 2005, atuou como Regente Convidado da I Conferência de Bandas Sinfônicas da África do Sul. Foi Regente Assistente da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo no período de 2000 à 2009.

 

Atualmente é Regente Titular da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e Regente da Banda Sinfônica de Cubatão. É também Professor de Trombone e Música de Câmara na EMESP “Tom Jobim” e Diretor do Programa BEC (Banda Escola de Cubatão).

 

::: Serviço Jundiaí :::

Banda Sinfônica em Jundiaí
Teatro Polytheama – R Br de Jundiaí, 160. Centro
Data: 18 de março, às 11h
Tel: 11 4586 2472
Entrada Franca

::: Serviço Piracicaba :::

Abertura da Temporada do Teatro Municipal de Piracicaba
Parque do Engenho Central s/n
Data: 29 de março, às 20h
Entrada Franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *