SESC São José dos Campos apresenta o projeto de cinema “Volta ao mundo em 80 curtas”

SESC São José dos Campos apresenta o projeto “Volta ao mundo em 80 curtas”, uma viagem ao mundo do cinema em 12 sessões, de fevereiro a dezembro, com 80 filmes de todos os continentes. Na primeira sessão, filmes de cinco países da América do Sul.

 

Nos últimos dez anos, vários fatores impulsionaram a produção de audiovisuais de curta duração. As facilidades proporcionadas pelos mais reduzidos, e acessíveis, aparelhos eletrônicos aumentaram exponencialmente a produção de registros em vídeo – deixando as eras do antigo super-8 e do nem tão velho vídeo VHS para trás em muitos minutos de recordação arquivada. Os canais de distribuição caseiros – mas não só, para os nativos digitais – proporcionados pelas redes sociais da Internet igualmente permitiram que alguns destes registros ganhassem amplitude, fazendo surgir, naturalmente, usos da linguagem audiovisual próprios para estes novos meios – de produção e consumo.

 

Neste cenário, a difusão de oficinas de produção audiovisual também cresceu, não mais limitada ao cinema e ao vídeo. Registros transformaram-se em formatos: documentários, ficções, ensaios audiovisuais.

 

Em paralelo, a produção de curtas metragens que demandam elaboração detalhada em sua concepção prévia e grande esforço de produção (em película, inclusive) também mantém sua vitalidade. Mas, para além dos recursos técnicos de produção empregados, em parte facilitados nos dias atuais, há uma operação sutil, e laboriosa, que permite aos realizadores transformar o movimento captado em linguagem.

 

Atualmente, o curta é, mais que uma medida de tempo, um formato ideal para a prática destas sutilezas, derivadas de um olhar que ora rasga, ora vai além, ora apenas toca, de leve, o cotidiano: e faz arte.

 

A oportunidade de exibir 80 curtas metragens de diferentes partes do mundo, ainda mais em tempo dilatado, permitirá aos espectadores viajantes uma esperada troca de impressões sobre os muitos olhares postos sobre os modos de se viver sobre o planeta.

 

Primeira parada: América do Sul

Dias 23 e 24, quinta, às 19h30 e sexta, às 21h.

 

Trigêmeas Propaganda!

Trizillas Propaganda!

Fernando Salem, Argentina, 2006 (Fic – 15′ – Cor – 35mm)

As trigêmeas Violeta, Rosa e Celeste são campeãs imbatíveis de nado sincronizado. Elas estão prontas para participar dos Jogos Olímpicos, mas Rosa se apaixona.

 

Danzak

Gabriela Yepes, Peru/EUA, 2008 (Fic – 19′ – Cor – Vídeo)

Nina é uma garota de dez anos cuja vida se transforma dramaticamente quando seu pai pede que ela realize seu último desejo. Inspirado em um mito andino.

 

Karai Norte

Marcelo Martinessi, Paraguai, 2009 (Fic – 20′ – Preto e Branco – 35mm)

Chaco Paraguayo, 1947. A guerra civil está chegando a seu fim. Um encontro força dois estranhos a evocar eventos que ambos estavam determinados a esquecer. Baseado em um conto clássico da literatura paraguaia.

 

O emprego

El Empleo

Santiago ‘Bou’ Grasso, Argentina, 2008 (Ani – 6′ – Cor – Vídeo)

Um homem percorre seu trajeto usual para o trabalho, imerso em um sistema no qual o uso de pessoas como objetos é parte de sua vida cotidiana.

 

8 Horas

Uruguai, Adrián Biniez (Fic – 15′ – Cor – DV – 2006)

Um homem trabalha na mesma fábrica há doze anos. Este é seu último dia no emprego.

 

Debaixo

Debajo

Dominga Sotomayor, Chile, 2007 (Fic – 17′ – Cor – Vídeo)

Jaime convida sua família para observar um eclipse em sua casa nas montanhas. As primeiras tensões do grupo lentamente se dissipam, chegando ao momento mais transparente em meio à escuridão do eclipse.

 

Os curtas serão exibidos no Auditório do SESC. Entrada franca com retirada de ingressos com 1 hora de antecedência. Recomendação etária 14 anos

 

::: Serviço :::

Cinema

Volta ao mundo em 80 curtas

Primeira parada: Améria do Sul

Dias 23 e 24, quinta, às 19h30 e sexta, às 21h

Local: Auditório do SESC

Recomendação etária 14 anos

Entrada franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *