Barka, documentário feito num dos países mais pobres do mundo, estreia dia 23 de novembro na Cinemateca

Na semana da consciência negra, o documentário “Barka” finalmente estreia em São Paulo, na Cinemateca. Filmado em 2008, “Barka” é um retrato de uma comunidade em Burkina Faso, na África. Dirigido por Carlinhos Antunes e Márcio Werneck, o média-metragem vai muito além do dia a dia da população, revelando os valores, a identidade cultural e os sonhos de jovens e adultos moradores da cidade de Koudougou.

 

Dentro de uma realidade difícil, ganham destaque iniciativas que buscam a superação da pobreza, da opressão, do desemprego e do analfabetismo, promovendo o desenvolvimento e a cultura dos habitantes. Um dos exemplos é o da Associação Benebnooma, dirigida pelo protagonista do documentário Koudbi Koala, que provê a educação de cerca de 500 crianças e adolescentes.

 

O documentário não cai na tentação de retratar o país como uma terra exótica, distante e diferente. Nas cenas finais, a montagem intercala com agilidade cenas de Burkina e da periferia de São Paulo e o espectador se dá conta que as semelhanças são muitas.

 

“Barka” é o segundo documentário dirigido por eles nessa região. Em 2007, os músicos e documentaristas Carlinhos Antunes e Márcio Werneck participaram do Festival NAK de música e dança e produziram “Sete Dias em Burkina”, que retrata a experiência deles naquele país. Em 2008 voltaram para Koudougou, em Burkina Faso, tocaram novamente no  Festival NAK, apresentaram ao ar livre o documentário nos vilarejos por onde passaram e aprofundaram ainda mais a relação com essa comunidade, realizando esse segundo documentário na região.

 

::: Serviço :::

Documentário: ” BARKA’

Direção: Carlinhos Antunes e Márcio Werneck

Elenco: Koudbi Koala , participações de Alpha Blondy, Didier Awadi , Sinfonia da Kora do Mali ( família Diabate) , Balé nacional De Burkina entre outros.

Produção: Divina Imagem Produções e Mundano Produções

Realização: SESCTV

Duração: 0:54:30

Data: 23-11-11

Horário: 20hs e 21h30

Local: Sala Cinemateca/Petrobrás

Endereço: Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana – Tel: (11) 3512-6111

Capacidade: 108 pessoas

Preço: R$ 8 (inteira)/ R$ 4 (meia- entrada)

Atenção: estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas têm direito à entrada gratuita mediante a apresentação da carteirinha.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *