Armando Avena lança O manuscristo secreto de Marx no próximo dia 23 na livraria da Cultura

Dizem que a economia é a mais hermética das ciências. Mas o escritor e economista baiano, Armando Avena, resolveu decifrar o economês valendo-se da literatura. Assim surgiu o livro O Manuscrito Secreto de Marx com um enredo cujo eixo é a busca de um manuscrito secreto deixado por Karl Marx, o pai do socialismo, no Museu Britânico, local onde escreveu sua obra prima, O Capital.  Mas para que possa encontrar esse manuscrito o leitor vai ter de conhecer a biografia de Marx e  buscar pistas em textos que remetem aos grandes pensadores da economia.

 

E a biografia de Marx é um relato à parte. Casado com a  baronesa Jenny von Westphalen, Marx era  um pai extremado e um marido fiel, mas teve um outro amor, além do socialismo.  A governanta  Helene Demuth, chamada de Lenchen,  era a única capaz de vencê-lo nas partidas de xadrez, era a única capaz de conter os seus excesso de raiva e seu romance com ela foi escondido durante 50 anos pelos socialistas que desejavam protegê-lo das más línguas dos capitalistas. Jenny amava Lenchen que cuidou de sua  família durante toda a sua vida, mas um dia, como disse em seu diário, “tudo naufragou no nada”.

 

Como se não bastasse essa trama de amor e mistério, o autor vai incutir ainda no pensamento do leitor uma suspeita que sempre esteve presente no  cérebro  daqueles  que um dia se sentiram socialistas e que, vez por outra, se materializava em uma indagação improvável:  e se Marx tivesse sido assassinado? E no meio disso tudo está sempre presente a indagação: O que teria Karl Marx a dizer à humanidade? E que dramática ou surpreendente seria essa revelação, que o levou a ocultá-la dos seus contemporâneos?

 

Assim é a trama dessa história carregada de realidade que se torna a cada página mais real do que realmente foi e que faz desse livro uma biografia atraente, um manual didático romanceado, ou uma coletânea de crônicas litero-didáticas, mas, que na realidade, é, antes de tudo, um belo romance.   O livro está disponível na Livraria Cultura.

 

Armando Avena é escritor, jornalista e economista.  Membro da Academia de Letras da Bahia, tem seis livros publicados, com destaque para os romances o Afilhado de Gabo (1997), o Evangelho Segundo Maria (2002) e Recôncavo (2008). É  professor da Universidade Federal da Bahia e colunista do Jornal A Tarde.

 

::: Serviço :::

O Manuscrito Secreto de Marx

Autógrafo

Cidade: São Paulo/SP

Data e Hora: Quarta-feira, 23 de novembro às 19h

Loja: Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2073 – Bela Vista

Autor: Armando Avena

Editora: Casarão do Verbo

Local: Térreo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *