Lançamento do documentário O Espelho de AnA com direção de Jessica Candal

No próximo dia 22 de novembro de 2011 acontece em Curitiba o lançamento do documentário média metragem “O Espelho de AnA”. A exibição do primeiro filme dirigido pela curitibana Jessica Candal será na CAIXA Cultural às 19 horas.

 

A primeira experiência na direção de uma peça audiovisual tem por matéria prima o mundo interior da jovem artista. O filme relata a investigação da diretora-personagem a respeito de sua condição feminina. Através do espelhamento em pessoas íntimas – como a avó, mãe, marido, amigas e a filha de uma delas – sua própria identidade é ao mesmo tempo forjada e revelada.

 

Ao que tudo indica, a proposta é, assim como disse o cineasta russo Tarkovski, “apresentar sua própria imagem do mundo, para que as pessoas possam olhar esse mundo através dos seus olhos e se deixar impregnar por seus sentimentos, dúvidas e idéias”. O filme como um espelho no qual o espectador é convidado à olhar um mundo, a olhar um outro, a olhar a si mesmo. A diretora propõe, então, que o documentário não encerre a investigação, mas que seja um ponto de partida para novas reflexões e, quiçá, novas descobertas.

 

Formada em Audiovisual pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo,  Jessica fez direção de fotografia de diversos curtas-metragens, como “Procura-se”, dirigido por Rica Saito, direção de arte do curta “Chorume”, dirigido por Hélio Villela  e assistência de arte do longa “Corpos Celestes”, dirigido por Marcos Jorge e Fernando Severo. É integrante do coletivo Entretantas Conexão em Dança, no qual atua como videoartista ao lado dos artistas da dança Gladys Tridapalli, Ronie Rodrigues, Mábile Borsato, dentre outros. Paralelamente à produção artística Jessica Candal trabalha também como professora da Oficina de Cinema e Vídeo no Colégio Medianeira.

 

Até o lançamento, ações nas redes sociais e no blog do filme serão realizadas como forma de ampliar o alcance das discussões suscitadas pelo documentário, que teve sua proposta de realização aprovada em primeiro lugar na Lei Municipal de Incentivo à Cultura, através do Mecenato Subsidiado da Fundação Cultural de Curitiba em 2008, e contou com o patrocínio da CAIXA.

 

A estreia do documentário “O Espelho de AnA” acontece no dia 22 de novembro às 19 horas na CAIXA Cultural e tem entrada franca. Após a sessão acontecerá um bate-papo – entre o público, a realizadora e uma estudiosa das relações de gênero –, seguido de um coquetel de encerramento.

 

 

Ficha Técnica

 

Filme: O Espelho de AnA

Direção: Jessica Candal

 

Lançamento: 2011

Documentário, 43 minutos

Participantes: Alciony Smaniotto Candal – Andrea Nobre Viana – Bruno Mancuso – Camila Candal Neves – Camila Macedo – Caetano Candal Sato – Caetano Nobre Viana Silvestrin – Flora Girardelo – Hélio Villela – Helison Herz Girardelo – Jonas Prates – Lila Andere Cidral – Maicoll Dapiáz – Miriam Magami – Tainá Andere – Rosana Smaniotto Candal Sato

Produção Executiva: Gladys Mariotto

Pesquisadoras: Andrea Viana, Denise Rogenski e Elisa Carvalho

Operação de câmera: Jessica Candal, Camila Macedo, Bruno Mancuso e Rica Saito

Operação de câmera adicional: Rogério Cathala, Hélio Villela e Milton Sato

Edição: Jessica Candal e Rica Saito

Edição de som: Bruno Mancuso

Design gráfico: lucaspereiranery.com.br

Costura e encadernação: Juliana Machado

Serigrafia: Jorge Mattos

Programação web: Rafael Forcadell

Argumento original: Juliana Luz e Jessica Candal

Apoio: Projeto Olho Vivo, Vídeo 1,Ticcolor, Padaria América

 

::: Serviço :::

Lançamento do documentário “O Espelho de AnA”, direção Jessica Candal.

Data: 22 de novembro de 2011

Local: CAIXA Cultural

Horário: 19 horas

Entrada franca – os ingressos poderão ser retirados na bilheteria do Teatro.

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 16 anos

Site www.oespelhodeana.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *