Teatro Humboldt apresenta recital com inéditas de Chiquinha Gonzaga

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 10 novembro, 2011 03:40

Teatro Humboldt apresenta recital com inéditas de Chiquinha Gonzaga

O projeto Quintas Musicais do Teatro Humboldt, localizado em Interlagos (SP), apresenta, no próximo dia 17, o recital Chiquinha, Clássica e Inédita, idealizado pelos pianistas e pesquisadores Alexandre Dias e Wandrei Braga. O repertório, que mescla obras conhecidas com outras nunca antes ouvidas, será uma oportunidade rara para que o público conheça um pouco mais sobre o  talento de uma das compositoras marcantes da história da música popular brasileira, Chiquinha Gonzaga.

 

Entre a reconhecida marchinha Ó Abre Alas, primeira canção carnavalesca criada por Chiquinha, em 1899, os músicos vão interpretar Preludio da opereta A Corte na roça; Ave Maria e Uma página triste; ambas inéditas em publicação e gravação adaptadas para piano solo. O repertório selecionado por Alexandre e Wandrei em homenagem à compositora já foi apresentado no Rio de Janeiro, Brasília e agora chega a São Paulo.

 

Chiquinha, Clássica e Inédita é o resultado do trabalho dos músicos que mergulharam em extensa pesquisa a partir de uma lista elaborada pela biógrafa de Chiquinha, a escritora Edinha Diniz. Foram três anos de pesquisas em busca de partituras em acervos de bibliotecas, com colecionadores e aficionados. Com isso, a lista de 12 músicas conhecidas e disponíveis comercialmente deu um salto para mais de 300 partituras.

 

Essas partituras foram revisadas, digitalizadas e disponibilizadas no site www.chiquinhagonzaga.com.br, um acervo digital criado pelos pianistas, que conseguiu resgatar a história e a obra  desta compositora tão importante para a música brasileira.

 

Choros, valsas, tangos brasileiros, fados, duetos, baladas, marchas, peças sacras, serenatas, modinhas, entre outros, estão à disposição gratuitamente no acervo ˆ lançado no mês passado.

 

::: Serviços :::

Local: Teatro Humboldt (Av. Eng. Alberto Kuhlmann, 525 – Interlagos, São Paulo)

Data: 17/11/2011

Horário:20h30

Capacidade: 432 lugares

Ar condicionado.

Acesso a portadores de deficiências.

Indicação etária: livre

Contato: (11) 5686 4055

 

Ingressos

1 quilo de alimento não perecível (exceto sal e açúcar) ou

R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)

* Entrada franca para quem levar um quilo de alimento

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 10 novembro, 2011 03:40


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

MIB: Homens de Preto

Facebook

Kardec