Encontros de Paraty na Casa da Praça

Encontros de Paraty vai reunir personagens expressivos do cenário cultural da cidade para falar da cultura popular paratiense, sua evolução e estratégias de promoção e preservação deste patrimônio no século XXI.

 

A programação que teve início no dia 29 de setembro na Casa da Praça.

 

Os Encontros de Paraty serão gravados e reunidos em um DVD que ficará disponível ao público em geral, mas especialmente para a rede escolar de Paraty, para ser utilizado em pesquisas e como suporte pedagógico em Educação Patrimonial.

 

Pogramação

 

11 de outubro

 

A origem e a tradição do Bloco da Lama 
Convidados: Lucio Assis, Marcelo Assis e Giancarlo Mecarelli

 

O Bloco da Lama, que nasceu de um movimento social, é, atualmente, patrimônio cultural local e, através das lentes do fotógrafo Giancarlo Mecarelli, transformou-se em uma bela exposição. Este encontro tem como objetivo ressaltar a importância do registro fotográfico para a preservação e divulgação da nossa cultura.

 

19 de outubro 

 

A Eco TV e o patrimônio cultural de Paraty
Convidados: Nena Gama, Lia Capovilla e Themis Corrêa

 

Nesse encontro se discutirá a o papel da Eco TV e a importância dos meios de comunicação na valorização e perpetuação do patrimônio cultural de Paraty. Como as redes sociais estão tratando esse tema em nossa cidade e como garantir a qualidade dessa discussão na Internet

 

2 de novembro 

 

3x Cultura – A Ciranda ontem, hoje e amanhã
Convidados: Leônidas Passos, Leandro Campelo e Zé Malvão

 

A tradicional Ciranda, forte marca da cultura de Paraty, convive com a modernidade da Ciranda Elétrica, como uma forma singular de valorização e perpetuação desse patrimônio cultural.

 

9 de novembro

 

A poesia e o teatro em Paraty
Convidados: Flávio Araújo, Themilton Tavares e Ovídio Poli 

 

A poesia está presente em cada canto de Paraty. Como ela inspira os autores e atores locais? Como ela se relaciona com a imagem e como esse olhar sensível contribui para a valorização da nossa identidade, uma vez que podemos dizer que a literatura e o teatro fazem parte do patrimônio cultural de Paraty.

 

::: Serviço :::

Local: Casa da Praça
Praça da Matriz ao lado da sede do IPHAN-Paraty
Horário: das 18hs às 20hs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *