Exposição de joias do AuDITIONS 2010 chega a Belo Horizonte em 17 de agosto

O maior concurso de design de joias em ouro do mundo, o AuDITIONS, promovido pela mineradora AngloGold Ashanti, terá sua mais recente coleção exposta em mostras itinerantes que acontecem a partir de julho, em centros culturais de cinco capitais brasileiras: Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Goiânia e Brasília. Nas exposições realizadas nessas capitais, sempre com entrada franca, o público poderá conferir o que há de mais inovador no design brasileiro de joias.

 

Depois de Curitiba, onde a exposição permanece na Casa Andrade Muricy (Alameda Dr. Muricy, 915 – Centro – Terças a sextas-feiras, de 10 às 19 horas; sábados e domingos, de 10 às 16 horas) até o dia 6 de agosto,  a segunda etapa da exposição acontece em Belo Horizonte, entre os dias 17 a 24 de agosto, no Museu das Minas e do Metal (Praça da Liberdade, sem número, Centro).

 

O lançamento da exposição em Belo Horizonte será realizado com um coquetel para convidados que acontece no dia 16 de agosto, às 20h, com a presença de autoridades estaduais e municipais, empresários e ainda da Golden Girl Luiza Brunet, escolhida para ser a embaixadora do concurso nos anos 2010/2011. Nos outros dias, a exposição funciona sempre de terça a domingo, das 12 às 18 horas.

 

A grande novidade das exposições este ano são as vitrines digitais criadas pelo video artista Eder Santos, que utilizou tecnologia de última geração para criar um modelo onde as joias ganhem destaque. A imagem de uma modelo é projetada dentro da vitrine, fazendo movimento suaves, e sobre essa imagem, que flutua dentro da caixa, está a joia. Cada peça tem uma imagem e pose específicas, que seguem as fotografias do catálogo do concurso, assinado pelo artista multimídia Gringo Cardia. Para criar essa sensação holográfica, foram utilizados projetores de última geração com tecnologia LED e placas especiais para projeção.

 

Depois de Curitiba e Belo Horizonte, a exposição será vista no Rio de Janeiro, de 02 a 27 de setembro, Goiânia, de 06 a 16 de outubro, e Brasília, de 09 a 20 de novembro.

 

AuDITIONS

 

AuDITIONS foi criado há 12 anos na África do Sul e é considerado o maior concurso de design de joias em ouro do mundo. Este programa institucional contribui para o desenvolvimento do setor joalheiro, principal destino do ouro, além de servir como uma ferramenta na promoção das práticas de governança, sustentabilidade, responsabilidade social e sustentação do negócio da empresa, ao incentivar rejuvenescimento da joalheria, tornando o produto mais atrativo ao consumo. Além de estimular a inovação, contribuir para a renovação do design de joias, estabelecer tendências e incentivar o uso de novas tecnologias pelo setor joalheiro, ele ainda permite a projeção do país no exterior como exportador de capacidade técnica.

 

Em sua quinta edição no Brasil, o AuDITIONS Brasil 2010 recebeu inscrições de representantes de todas as regiões brasileiras, reunindo designers e estudantes de 19 estados: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Ceará, Maranhão, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Amazonas e Pará.

 

Embora o concurso seja aberto somente a brasileiros, foram recebidos pedidos de inscrição de designers internacionais, residentes na Inglaterra, Portugal e Itália.

 

Dividido em duas categorias – Designer (destinada a todos os profissionais do ramo), e Revelação(voltada para  estudantes de design e áreas afins) – o concurso teve como tema “Sincronicidade: valores humanos através dos tempos” – para falar da busca por valores humanos e do respeito à diversidade. Entre as quase duas mil peças inscritas, 24 chegaram a final, e duas delas foram premiadas como vencedoras – a peça Mística, de Heloisa Azevedo e Leandro Portela, vencedora na categoria Designer, e a peça Cardume, de Thayane Carvalho da Silva, vencedora na categoria Revelação. As 24 peças, joias conceituais, estarão na exposição, e depois deste ano passam a fazer parte do acervo da AngloGold Ashanti.

 

Site Oficial: http://www.auditionsbrasil.com.br 

 

::: Serviço :::

Belo Horizonte

Abertura: dia 16 de agosto, às 20hs
Exposição: 17 a 24 de agosto
Local: Museu das Minas e do Metal (Praça da Liberdade, s/nº – Centro)
Horário: Terças a domingos, 12 às 18 horas
Classificação Etária: Livre
Entrada Franca

Curitiba

Exposição em Curitiba: até dia 06 de agosto
Local: Casa Andrade Muricy (Alameda Dr. Muricy, 915 – Centro)
Horário: Terças a sextas-feiras, 10 às 19 horas, e sábados e domingos, de 10 às 16 horas
Classificação Etária: Livre
Entrada Franca

Rio de Janeiro

Data: 02 a 27 de setembro
Local: Museu Histórico Nacional
Endereço: Praça Marechal Âncora, S/N – Centro

Goiânia

Data: 06 a 16 de outubro
Local: 
Centro Cultural Oscar Niemeyer
Endereço: Rua 30 / Rua 4 – Centro

Brasília

Data: 09 a 21 de novembro
Local: Museu de Valores do Banco Central
Endereço: SBS, QD 03 BLB – Edifício Sede – 1º subsolo

 

[nggallery id=294]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *