Sabe aquele livro que está parado empoeirado na sua prateleira? Ele pode transformar a vida de alguém. É com essa proposta que a Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste apresenta o projeto Barraca do Livro Viajante, que disponibilizará diversos obras doadas pela comunidade, que poderá retirá-las gratuitamente. Os exemplares ficarão expostos no segundo domingo de cada mês na Feira Livre em frente à Estação. A iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Cultura do município.
De acordo com o idealizador do projeto, Toni Costa, para usufruir dos livros, não será necessário nenhum tipo de cadastro prévio. “Os interessados podem levar pra casa o exemplar e devolver no próximo dia de atividade da barraca ou, ainda, durante o expediente da Estação Cultural, que também receberá doações”, explica.
Segundo Toni Costa, a ideia surgiu de uma iniciativa semelhante realizada na cidade de São Paulo. “Percebi que a Feira Livre seria o local ideal para receber a Barraca do Livro Viajante em Santa Bárbara, principalmente por ser um local frequentado por pessoas de todas as classes sociais”, destaca. A responsabilidade em relação ao transporte e à instalação da barraca será dos feirantes voluntários, já a acomodação dos livros e o recebimento das doações ficará por conta da Estação Cultural.
“Acreditamos que, talvez, parte desses livros talvez não voltem mais, porém, tenho a certeza que muitos voltarão acompanhados de novas doações”, ressalta o organizador.
“Há muito tempo buscamos um projeto que incentive a leitura para implantar na Estação. Como contamos com uma sala de leitura no nosso espaço, desde 2013, vimos uma excelente oportunidade de realizarmos esse sonho através da ideia do Toni Costa. Abraçamos imediatamente a iniciativa e estamos ansiosos para ver os livros circulando”, comenta a Assistente da Estação Cultural, Rosana de Abreu Lopes.