Programação que acontece de 26 de março a 16 de abril abrange diversas atividades sobre um dos mais importantes e radicais movimentos estéticos do século XX. Teatro, cinema, música, artes plásticas e literatura, com a presença de nomes brasileiros significativos que subscrevem o surrealismo em sua própria obra e pesquisa.
O surrealismo é uma linguagem artística e literária, surgida em Paris na década de 1920, que buscava deslocar o homem de sua passividade habitual e coerência lógica, lançando-o em percepções que transpõem os limites da realidade. Liderados pelo poeta francês André Breton, os surrealistas faziam uso de imagens inusitadas potencializadas pelo subconsciente humano.
No intuito de refletir sobre esse movimento, notoriamente divisor de águas das artes, bem como reconhecer a extensão de sua influência na produção atual, o Sesc Piracicaba, realiza, entre os dias 26 de março e 16 de abril, o projeto Onde Anda O Surreal? Retorno Ao Senso Incomum, com apresentações musicais e teatrais, minicursos, filmes, oficinas, palestras e shows musicais.
Célia Musilli, produtora cultural e curadora do projeto, destaca que o Surrealismo traz para a arte uma profusão de imagens, incluindo as de sonho e delírio. “O que está em jogo não é a lógica, mas a sua falta para inaugurar um novo olhar, o olhar poético da imaginação criadora. O que o distingue do simplesmente absurdo é que ele prima pelo maravilhoso… O que distingue é o senso incomum” , acrescenta.
O especial propõe imersão nos signos e símbolos do universo surrealista, para captar as representações desta forma peculiar de ver o mundo. A primeira atividade acontece na próxima quarta, 26/3, a partir das 19h, com o minicurso O Surrealismo no Brasil, ministrado pelo poeta e crítico literário Cláudio Willer, articulador da geração de 60 da poesia paulista e cuja obra faz uma incursão pelo terreno surreal.
Ainda na próxima semana, acontecem o Encontro Surreal, com Willer e o professor Raul Fiker, sábado 29/3, às 10h; as peças Fim de Curso (28/3, Às 20h) e São Paulo Surrealista (29/3), 20h, ambas encenadas pela Cia. Teatro do Incêndio, que também está à frente do workshop Teatro e Surrealismo, no sábado, 29/3, às 16h.
Em abril, o especial retorna com a exibição filme Sudoeste, de Eduardo Nunes; oficina de ilustração e exposição surrealista com o artista plástico curitibano Rafael Silveira; roda-de-leitura do poema inédito A Turma, de Manoel de Barros, dentro do projeto Brincadeira de Poeta; palestra com a professora Ude Baldan, da Unesp Araraquara e show com o músico Ciro Pessoa.
Para mais informações sobre a programação especial acesse www.sescsp.org.br/piracicaba
RETORNO AO SENSO INCOMUM
De 26 de março à 16 de abril em vários espaços do Sesc Piracicaba.
Acesse o portal para mais informações sobre a programação – www.sescsp.org.br/piracicaba
Endereço – Rua Ipiranga, 155 – Centro.
Tel: (19) 3437-9292
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.