A série Concertos Comunitários Ano XXIV faz apresentação com entrada franca em Porto Alegre, no dia 4 de setembro. A partir das 16h, o público confere o Coral e a Orquestra Filarmônica da PUCRS sob regência de Marcio Buzatto, no Teatro do Bourbon Country.
Os solistas Adriana de Almeida, Luis Gaeta (Buenos Aires) e Marcello Vannucci (São Paulo), interpretam canções eruditas e populares, obras de Dvorak, Bernstein, Catalani, Bizet, Mascagni, Ary Barroso e Tim Maia. Completam o espetáculo as coreografias do Ballet Concerto.
Principal projeto desenvolvido na área cultural pelo Grupo Zaffari, em parceria com o Instituto de Cultura Musical da PUCRS, a série oferece ao público gaúcho obras de grandes mestres da música clássica, popular e contemporânea. Em 24 anos de atividades, o projeto contabiliza número de apresentações superior a 200 em todo o Rio Grande do Sul.
MARCIO BUZATTO
Maestro – Bacharel em Regência e também em Composição pela UFRGS, ambos obtidos com Láurea Acadêmica. Professor substituto de Regência na mesma universidade em 2005 e 2006, época em que dirigiu o Madrigal do Departamento de Música. Esteve à frente do Coral da UFRGS, do Coral Porto Alegre e desde 2005, do Coro da URI-Erechim. É professor substituto de Regência e Canto Coral na UFSM, conduzindo o Coro de Câmara da mesma instituição. Participou de vários cursos intensivos e festivais, onde na área de regência orquestral esteve nas classes de maestros como Lutero Rodrigues (SP), Roberto Duarte (RJ-), Ernani Aguiar (RJ), Emanuel Martinez (PR), Manfredo Schmiedt (OSPA-RS), Jocelei Bohrer (UFRGS/RS), Roberto Tibiriçá (SP), Osvaldo Ferreira (Portugal), Lanfranco Marceletti (Brasil-EUA), Jean Reis (Brasil-EUA) e Daisuke Nagamine (Japão). Atualmente é Regente do Coral e Orquestra Filarmônica da PUCRS.
LUIS GAETA
Barítono – O arquiteto Luis Gaeta graduou-se em canto no Instituto Superior de Artes do Teatro Colón, onde também é professor. Estudou com Carlos Guichandut, Gina Cigna e Margherita Wallmann. Em Florença, 1981, participou de Workshops com Tito Gobbi. Ao longo de sua carreira recebeu diversos prêmios, destacando: Fundação Teatro Colón em (1979 e 1980), Instituto Internacional Wagner (1979), Domenico Zipoli (1980), Associação Verdi (1984, 1985 e 1989), Associação de Críticos Musicais (1990, 1992 e 1995), Fundação Konex (1999). Na Europa interpretou: Rigoletto, I Pagliacci, Bodas de Fígaro em Bregenz; Samson e Dalila, Tosca e Don Giovanni em Palma de Mallorca.
Nos Estados Unidos, Santa Bárbara interpretou a obra Estancia, de A. Ginastera. No Teatro Colón interpretou os papéis protagonistas para sua voz das óperas La Fanciulla del West, Guerra e Paz, Pique Dame, Werther, La Bohème, Mahagonny, El caso Makropulos, Barbeiro de Sevilha, Fausto, Yolanta, Bodas de Fígaro, I Pagliacci, Os Contos de Hoffman, O Amor por três Laranjas, Madame Butterfly, Don Carlos, Romeu e Julieta, Rigoletto, Don Pasquale, Fedora, O Conde de Luxemburgo, Lucia di Lammermoor, Il Trovatore, L´Elisir D´Amore, entre outras. Cantou com a Orquestra Sinfônica de Israel sob a regência de Zubin Metha, assim como trabalhou com renomados maestros como M. Arena, O. de Fabritis, M. Pradelli, R. Gandolfi. Gravou em CD, nos estúdios de Abbey Road, junto à Sinfônica de Londres, Estância de A. Ginastera. Cantou junto a grandes artistas como: Luciano Pavarotti, Plácido Domingo, Pierro Cappuccilli, Regine Crespin, José Van Dam, Renée Fleming, Ferruccio Furlanetto, Leona Mitchel, Dolora Zajik, Mirella Freni, Marcelo Alvarez e Jose Cura, entre outros. Em 2003 substituiu Leo Nucci no rol de Tonio (I Pagliacci), no Teatro Municipal de Santiago, Chile.
Em 2004 integrou os elencos das óperas Rigoletto (Lima) e La Bohème (Quito), além de comemorar seus 50 anos de carreira com um grande concerto em Lima. Tem desenvolvido sua carreira cantando nas principais cidades das Américas e Europa. Em 2007 recebeu o diploma de Acadêmico Titular da Academia Argentina de Música e Dança. Participou do concerto comemorativo aos 100 anos do Teatro Colón.
MARCELLO VANNUCCI
Tenor – Estreou em 1993 como solista do Coral Estadual de São Paulo. Incentivado pelo pai, iniciou seus estudos de canto com o Professor Benito Maresca, com quem permanece sob orientação técnica. Sua estréia na ópera foi em 1995, com Nabuco, no papel de Ismaele, junto à Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo.
Desde então tem se apresentado em óperas e concertos, com um repertório que inclui: A Noite do Castelo, Maria Tudor, O Colombo, Salvator Rosa, O Guarani, Lo schiavo de Carlos Gomes; Alzira, Il Trovatore, Rigoletto, La Traviata, Otello, I Masnadieri, Simon Boccanegra e I Vespri Siciliani de Verdi; Cavalleria Rusticana, de Mascagni; Madama Butterfly, La Fanciula Del West, e Tosca de Puccini; Carmen de Bizet; Lucia de Lammermour, de Donizetti.
Já se apresentou nos maiores palcos do Brasil sob a regência de alguns dos mais destacados regentes: Julio Medaglia, Isaac Karabtchevsky, Túlio Colaccioppo, Roberto Duarte, Frederico Gerling Junior, Roberto Minczuck , Jamil Maluf, Mario Valério Zaccaro, Silvio Barbato e Ira Levin. Participou na Espanha em 1998, do concurso de canto Vinhas, onde ganhou bolsa de estudo com a soprano Magda Olivero. No mesmo ano ganhou prêmio Carlos Gomes no concurso Maria Callas.
Apresenta-se com solista de concertos sinfônicos-corais, destacando-se a Missa in Tempore Belli, de Haydn, o Réquiem de Verdi. Em 2003, dividiu o palco com a Soprano Kiri Te Kanawa em sua turnê pelo Brasil. Em 2004 participou da montagem da opera Turandot,em Belo Horizonte onde estavam produtores e maestros de todos os estados Brasileiro obtendo uma excelente critica, tanto que será reproduzida em Novembro. Recentemente participou da montagem da ópera Aída em Medellín, Colômbia. Atualmente integra o Coral Lírico de São Paulo e prepara seu repertório com a professora Izabel Maresca.
ADRIANA DE ALMEIDA
Soprano – Teve como mestre e orientador de sua carreira tanto como cantora quanto como administradora o Maestro Frederico Gerling Junior. Atua ativamente nas realizações artísticas em Porto Alegre, participando com destaque das óperas: Rigoletto; Fausto; O Barbeiro de Sevilha; A Flauta Mágica; La Traviata; O Morcego; L’Elisir D’Amore; O Guarani; A Viúva Alegre; Carmen; La Bohème; Carmela; I Pagliacci , Il Trovatore e Aída.
Dentre as principais obras do repertório sinfônico e de oratórios destaca: Requiem (Verdi); Requiem, Missa da Coroação, Exultate Jubilate e Vesperae Solemnes de Confessore (Mozart); Dixit Dominus (Vivaldi); Stabat Mater (Rossini); Stabat Mater, Missa Breve e Dois Poemas ao Sol (Gerling Jr.); Missa Theresien (Haydn); O Messias (Händel); Carmina Burana (Orff); IX Sinfonia (Beethoven); Sinfonia N.º2 (Mendelssohn) entre outras. Possui diversos CD’s gravados, destacando: Ópera Carmella, de A. Vianna; Obra para Canto e Piano de A. Vianna (Cd vencedor do Prêmio Açorianos 1994); Série Concertos Comunitários Zaffari; Cantata Rei dos Reis, de F. Gerling Junior, Oratório de Natal de Saint-Säens e CD Canções Brasileiras.
Atualmente faz aperfeiçoamento em canto com o Prof. Pedro Gória. É Diretora do Instituto de Cultura Musical da PUCRS.
PROGRAMA
Sinfonia Nº 9 em Mi menor, Opus 95 – Novo Mundo –1º Movimento – A. Dvorak
Aquarela do Brasil – A. Barroso / Arr. Mto Duda – Coral e Ballet Concerto
Viva il vino spumeggiante – Ópera Cavaleria Rusticana – P. Mascagni – Solista – Marcello Vannucci e Coral
Ebben? Ne andrò lontana – Ópera La Vally – A. Catalani – Solista – Adriana de Almeida
Canção do Toreador – Ópera Carmen – G. Bizet – Solistas – Luis Gaeta, Coral e Ballet Concerto
All I Ask of You – O Fantasma da Ópera – A. Lloyd Webber – Solistas – Adriana de Almeida e Marcello Vannucci
Maria – West Side Story – L. Bernstein / Arr. Davi Coelho -Solista – Luis Gaeta
Amapola – J. Le Calle / Arr. Davi Coelho – Solista – Marcello Vannucci
Medley Chicago – F. Ebb e J. Kinder / Arr. T. Ricketts – Ballet Concerto
Nosotros – P. Junco / Arr. Davi Coelho – Solistas – Adriana de Almeida e Luis Gaeta
Primavera – Tim Maia / Arr. Davi Coelho – Coral
Seleção Queen – Adapt. Davi Coelho – Coral
Céu, Sol, Sul, Terra e Cor – Leonardo / Arr. A. Ostrovski – Coral e Ballet Concerto
::: Serviço :::
CONCERTOS COMUNITÁRIOS ANO XXIV
CONCERTO DE PRIMAVERA
Dia 4 de setembro
Domingo, às 16h
Teatro do Bourbon Country (Av. Túlio de Rose, nº 80 / 2º andar)
Classificação: Livre
Duração: 1h30min
ENTRADA FRANCA
A retirada de ingressos acontece até o dia 1º de setembro, conforme disponibilidade, na bilheteria do Teatro do Bourbon Country, de segunda a sábado das 14h às 22h e aos domingos das 14h às 20h.
*Máximo de 2 vouchers por pessoa.