O Oi Futuro inaugura no dia 9 de novembro a exposição “Paisagens Cromáticas”, do fotógrafo José Luiz Pederneiras, com 16 trabalhos de sua pesquisa fotográfica com luz artificial. Com curadoria de Isabel Portella, a mostra vai ocupar a galeria de artes visuais do centro cultural em Ipanema até 22 de dezembro.
A palavra “fotografia” vem do grego fós (luz) e grafis (estilo, pincel), e significa desenhar com luz e contraste. Nada mais preciso para definir o trabalho que o José Luiz Pederneiras expõe no Oi Futuro. Na mostra, detalhes indefinidos de um cenário, banhado pela luz artificial, são ampliados e ganham novas dimensões, fazendo o olho penetrar num espaço transitório entre a fotografia e a pintura.
“No trabalho de Pederneiras, a luz cênica se transforma em arte. Essa exposição anuncia um caminho que as artes visuais vêm seguindo: a perfeita integração entre diferentes áreas artísticas, aqui nesse caso entre as artes cênicas e as artes visuais”, explica a curadora Isabel Portella.
Conhecido por sua premiada produção na área de publicidade e por uma série de ensaios fotográficos que acompanham a trajetória do Grupo Corpo, o artista mantém uma consistente produção autoral, tendo participado de mais de 15 exposições individuais e coletivas. Pederneiras também foi o responsável por fotografias de capas de LPs e CDs de artistas tão variados como Hermeto Paschoal, Erasmo Carlos, Tom Zé, João Bosco e o argentino Charly Garcia – por cujo trabalho no álbum “Serú Girán”, ele foi premiado na Argentina em 1978. Residente no Rio de Janeiro, Pederneiras já realizou exposições em Buenos Aires e Caracas, e em 2010, sua obra ganhou uma exposição retrospectiva individual na Grande Galeria Guignard no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.
“As galerias de artes visuais do Oi Futuro em Ipanema procuram aproximar o público das pesquisas realizadas na arte contemporânea brasileira buscando o cruzamento de linguagens e novas interpretações de técnicas e expressões já consolidadas, para cumprir sua missão de democratizar a cultura”, lembra o diretor de Cultura do Oi Futuro, Roberto Guimarães. “A exposição de Pederneiras, ao fazer uma releitura do fundamento da fotografia, ou seja, a escrita com a luz, faz parte desse movimento”.
A mostra conta com patrocínio da Oi, da Secretaria de Estado de Cultura e Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro e apoio cultural do Oi Futuro. A produção é de Claudia Zarvos Consultoria e Design.
José Luiz Pederneiras
Curadoria: Isabel Portella
Inauguração: 9 novembro 2013, sábado, às 19h30
Visitação: 10 novembro a 22 dezembro 2013
Horário: De terça a domingo, das 13h às 21h
Local: Oi Futuro em Ipanema
Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 54 – Ipanema – Rio de Janeiro
Galeria: 1 (Térreo)
Informações: (21) 3131- 9333
Produtora: Claudia Zarvos Consultoria e Design
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.