Teatro Ipanema recebe o espetáculo “Edukators”

Adaptado do clássico do cinema alemão de Hans Weingartner, Edukators fará uma nova temporada no Rio, agora no Teatro Ipanema, a partir de 30 de agosto. O espetáculo sintetiza a indignação de uma geração órfã de revoluções. Com adaptação para o teatro de Rafael Gomes e direção de João Fonseca, o elenco é formado por Edmilson Barros, Fabrício Belsoff, Natália Lage e Pablo Sanábio.

Rebeldes contemporâneos, Jan (Fabrício) e Peter (Pablo) se autodenominam os “educadores”, donos de uma revolução simbólica e pacifista: eles invadem mansões, trocam móveis e objetos de lugar e disseminam mensagens de protesto. Tudo vai bem até um erro crucial durante a invasão da mansão de um milionário, que leva a um sequestro. Em Edukators, o conflito de gerações costura o retrato de uma juventude que não acredita em nada, mas nitidamente sente falta das utopias.

O espetáculo, que fez temporadas no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, entrará em turnê nacional no segundo semestre de 2013.

SOBRE O ESPETÁCULO

“Seus dias de fartura estão contados”. Ameaça terrorista? Manifesto? Desejo de mudar o mundo? Utopia? A mensagem escrita em um bilhete e espalhada pelos ‘Edukators’ propõe uma revolução. Eles não se conformam com a desigualdade social, é preciso reverter a lógica capitalista, transformar o pensamento de cada indivíduo. É tempo de mudança, movimento. Os ‘Edukators’ nasceram no cinema, fruto da imaginação do roteirista e diretor austríaco Hans Weingartner, mas podem estar na sala ao lado. Realidade e ficção desatam os nós, rompem as fronteiras.

A criação de Hans Weingartner tornou-se um dos mais cultuados filmes dos últimos anos, uma espécie de manifesto da nova geração, carente de utopias e ideias, dividida entre a nostalgia de um espírito revolucionário e a aceitação do “fracasso” de movimentos que pregavam a justiça e igualdade social. O filme foi indicado à Palma de Ouro em Cannes e narra à história de três jovens que vivem em Berlim e praticam uma série de ações pacifistas. Eles acreditam que podem mudar o mundo, se auto intitulam ‘Edukators’ e procuram espalhar sua indignação de forma pacífica, invadindo mansões para divulgar suas mensagens de protesto. Eles não roubam nada, apenas alteram os móveis de lugar, desconfiguram o espaço. O objetivo é confundir, ameaçar simbolicamente. A invasão é arrematada com um bilhete no qual se lê a frase-manifesto: “Seus dias de fartura estão contados”.

SERVIÇO
Edukators
Temporada: 30 de Agosto a 28 de Setembro (sábado)
Horário: Sextas e sábados, às 21h, e domingos, às 19h
Local: Teatro Ipanema
Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 824
Informações: 2267-3750
Duração: 90 minutos
Classificação: 14 anos
Capacidade: 222 lugares
Ingressos: R$ 50,00
Bilheteria: terça a sexta de 14h às 22h ou pelo site compreingressos.com
Site: www.nolugar.art.br
Acesso para cadeirantes: Sim
Estacionamento: Não

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *