Em 2010 o mundo ficou em choque com a tragédia ocorrida em uma mina de exploração de cobre e ouro, chamada de mina San José, aonde 33 trabalhadores ficaram soterrados no local.
O site da revista americana Variety informou nesta terça-feira (21) que o projeto de levar essa fantástica história de superação ao cinema vai seguir em frente. Intitulado de The 33, o drama inspirado na história dos trabalhadores ganhou suas primeiras adições.
De acordo com a fonte os atores Antonio Banderas (Ruby Sparks: A Namorada Perfeita), Martin Sheen (O Espetacular Homem-Aranha) e Rodrigo Santoro (Uma História de Amor e Fúria) foram escalados para integrarem a produção que será dirigida pela cineasta Patricia Riggen (Sob a mesma Lua). A fonte informou ainda que Banderas interpretará Mario Sepulveda, o carismático mineiro conhecido como “Super Mario”, enquanto que o ator brasileiro Santoro vai dar vida a Florencio, o primeiro mineiro a sair da mina.
O longa será centrado nos acontecimentos ocorridos no Chile em dia 5 de Agosto de 2010. A mina San José é um local de exploração de cobre e ouro, de propriedade da Empresa Minera San Esteban, e situa-se a 33 quilômetros a noroeste de Copiapó, na região norte do país.
Ela é uma mina pequena, menor que a maioria das minas da região, que são exploradas por grandes empresas como a companhia estatal Codelco e multinacionais estrangeiras.2 As minas menores também têm maior histórico de acidentes.2 Para compensar os riscos e a má reputação da mina San José, os empregados recebiam salários mais altos que a média de seus colegas. O soterramento dos 33 mineiros, ocorrido em 5 de agosto de 2010, às 14:00, é considerado o pior acidente do país neste tipo de trabalho. O longo período necessário para desenvolver o resgate foi acompanhado em tempo real por milhares de familiares, mais de mil jornalistas e foi transmitido ao vivo para vários países. Os mineiros ficaram soterrados durante 69 dias.
O longa ainda não tem um cronograma de filmagens definido, mais novidades devem ser reveladas em breve para o longa. Antes de participar dessa produção o ator brasileiro Rodrigo Santoro poderá ser visto em outras duas produções, os longas 300 – A Ascensão do Império e Rio 2.