Começam hoje as inscrições para o Prêmio Fundação Clóvis Salgado de Estímulo às Artes Cênicas 2013, que incentiva a criação teatral e de dança, por meio do apoio à montagem e à circulação de espetáculos. Ao todo serão 270 mil reais em premiações para seis novos espetáculos. Para a elaboração do edital, disponível no site fcs.mg.gov.br, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) contou com a colaboração da classe artística mineira. As inscrições vão até o dia 17 de maio.
Com o objetivo de fomentar as artes cênicas no Estado, o Prêmio contempla duas categorias: Montagem e Circulação. Na categoria Montagem serão premiados dois espetáculos inéditos, um de Teatro e outro de Dança, com temática livre, produzidos por grupos ou artistas residentes em Belo Horizonte e região metropolitana. Os dois espetáculos selecionados receberão, cada um, o valor de 70 mil reais para a estreia e temporada no Teatro João Ceschiatti. A montagem de Teatro terá uma temporada de oito semanas, enquanto a de Dança contará com temporada de quatro semanas.
Ainda na categoria Montagem, por meio do Prêmio “Marcelo Castilho Avellar”, serão contemplados outros dois espetáculos inéditos, um de Teatro e um de Dança, de coletivos criativos reunidos pela primeira vez, também produzidos por grupos ou artistas residentes em Belo Horizonte e região metropolitana. Cada proposta receberá o valor de 35 mil reais para a estreia e temporada de quatro semanas no Teatro João Ceschiatti.
Já na categoria Circulação serão premiadas iniciativas de circulação de espetáculos já apresentados e produzidos por grupos ou artistas residentes no interior de Minas Gerais, de temática livre. Serão selecionadas duas propostas, uma de Dança e uma de Teatro, que receberão o valor de 30 mil reais para a temporada de até quatro semanas em Belo Horizonte, no Teatro João Ceschiatti.
A Fundação Clóvis Salgado oferecerá aos projetos contemplados, além dos recursos financeiros previstos, a possibilidade de utilização de peças do acervo (figurinos e adereços) do Centro Técnico de Produção, bem como a prestação de serviço para pequenos ajustes e consertos necessários durante a temporada. Os espetáculos selecionados também contarão com apoio na divulgação por meio da Assessoria de Comunicação da FCS.
Para a presidente da Fundação Clóvis Salgado, Solanda Steckelberg, a iniciativa reforça as ações da Instituição voltadas para o fomento à criação, à experimentação, à produção e à formação das artes cênicas no Estado. “Além do Centro de Formação Artística (Cefar), que é uma referência nacional com seus cursos de teatro e dança, a Fundação possui políticas de atuação já consolidadas na área, como as atividades da Cia. de Dança Palácio das Artes, corpo artístico da FCS, e do grupo profissionalizante Ballet Jovem Palácio das Artes. A premiação consolida ainda mais essa política cultural”, afirma a presidente.
As propostas serão avaliadas por uma Comissão de Seleção composta por seis profissionais reconhecidos na área das artes cênicas, sendo três desses vinculados à Fundação Clóvis Salgado e três representantes da sociedade civil. A previsão é de que o resultado seja publicado no site da Fundação Clóvis Salgado e no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais até julho de 2013.