No dia 16 de março de 2013, o Museu Imperial/Ibram completa 70 anos de sua inauguração. Para comemorar, a instituição concederá entrada franca a todos os visitantes na data, além de oferecer uma programação especial.
As comemorações começam no dia 15, sexta-feira. Às 18h30, haverá uma apresentação do Coral Dó Ré Mi – Coro Modelo do Projeto Canta Petrópolis, com regência do maestro Leonardo Randolfo. O espetáculo, que comemora também os 170 anos da fundação da cidade de Petrópolis, será gratuito e acontecerá na escadaria do Museu Imperial. Pelo fato de ser ao ar livre, contudo, o evento será cancelado em caso de chuva forte.
Já no próprio dia 16, será inaugurada a exposição “Paisagem Petropolitana”, uma forma de também homenagear o aniversário de Petrópolis. A mostra, que será aberta às 15h, contará com cerca de 30 obras que apresentam a forma como artistas do século XIX retrataram a cidade. São pinturas, desenhos, fotografias, litogravuras, álbuns e guias de viagem de artistas brasileiros e estrangeiros.
Entre os principais artistas, encontram-se os pintores Augusto Rodrigues Duarte, João Batista da Costa, Benjamin Mary, Caroline F. Levenson Gower e Friedrich Hagedorn; os fotógrafos Jorge Henrique Papf, Marc Ferrez, Revert Henry Klumb e George Leuzinger; o desenhista Otto Reimarus; o litógrafo Eugène Cicéri; e o escritor Carlos Augusto Taunay.
Um dos destaques da exposição é uma reprodução de 4,5 metros do panorama fotográfico de 360° tirado do alto do Morro do Cruzeiro por Jorge Henrique Papf, em 1898. Ressaltam-se ainda as três aquarelas sobre cartão, datadas de 1882, da pintora Caroline F. Levenson Gower, que retratam uma vista da serra de Petrópolis em três momentos do dia: a manhã, o meio-dia e o entardecer; e a vista da subida da serra de Petrópolis, sépia sobre papel, do artista belga Benjamin Mary – peça do álbum do príncipe de Joinville, marido da princesa d. Francisca, irmã mais velha de d. Pedro II.
“A exposição Paisagem petropolitana é uma oportunidade única para refletir sobre as dinâmicas e os sentidos da produção de imagens durante o século XIX no Brasil, e reiterar o vínculo da instituição com a cidade-fonte de inspiração para os artistas cujas produções o Museu Imperial estuda, preserva e comunica”, declarou Maurício Vicente Ferreira Jr., diretor do Museu Imperial e curador da exposição.
Além da inauguração da exposição, o Museu também oferecerá, no dia 16 de março, uma homenagem ao príncipe d. Pedro Gastão (1913-2007), que, este ano, completaria seu centenário. D. Pedro Gastão foi um dos maiores doadores do Museu. Entre suas maiores contribuições estão a doação do Arquivo da Casa Imperial do Brasil – conjunto de documentos que vão de 1247 a 1930, reunindo diários, correspondências da família imperial e documentos iconográficos, entre outros – e de importantes peças que pertenceram à família imperial, como a berlinda de aparato de d. Pedro II, recentemente restaurada pelo Museu.
A peça do mês de março do Setor de Museologia também é uma doação de d. Pedro Gastão: o traje majestático de d. Pedro II. Além do espaço que a peça do mês possui no site do Museu, o traje pode ser conferido na exposição de longa duração do palácio.
Às 18h30, acontece uma apresentação do espetáculo Um Sarau Imperial, com ingressos a R$ 10,00. Em seguida, às 20h, haverá Som e Luz com entrada franca para todo o público. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do Museu a partir desta terça-feira, 12 de março.
As comemorações, contudo, não serão encerradas no dia 16. Ao longo de todo o ano, o Museu Imperial continuará promovendo eventos e produtos comemorativos. Estão previstos, entre outros, a inauguração de outra exposição e o lançamento de publicações.
Data: 15 de março de 2013
18h30: Apresentação do Coral Dó Ré Mi
16 de março de 2013
11h às 18h: visitação gratuita
15h: Inauguração da exposição Paisagem Petropolitana
18h30: Um Sarau Imperial – R$ 10,00
20h: Som e Luz – grátis
Museu Imperial/Ibram/MinC
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2245-5550 / (24) 2245-5560
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.