Para alguns é considerado o vilão e para muitas pessoas hoje ele já é considerada o herói, estou me referindo ao Sal. E é por isso que decidi fazer esse artigo para apresentar o Sal – isso mesmo, o sal de cozinha, aquele que você coloca nos alimentos – mostrando para vocês as diversas utilizações que podemos estar fazendo com ele e que não irá prejudicar em nada nossa saúde – muito pelo contrário – irei apresentar aqui, como utilizar o sal no seu dia a dia fora da alimentação.
O Sal que é mundialmente conhecido por dar sabor aos alimentos, mas não pense que a função dele é somente essa, ele também tem o papel fundamental em conservar os alimentos, impedindo dessa forma a reprodução de bactérias no alimento e assim evitando que o mesmo estrague rapidamente. Porém no inicio não haviam estudos para diagnosticar que ele era tão prejudicial a nossa saúde – claro que em excesso – mas hoje, já existem diagnósticos que mostram que o sal é importante na nossa alimentação por ajudar na transmissão de impulsos nervosos além de ajudar na passagem de líquidos e substancias pelas membranas das células. Tendo como recomendação que um adultos ingiram em torno de quatro a seis gramas de sal por dia, sendo assim o consumo menor para crianças e idosos.
A bíblia nos mostra também em diversos versículos a utilização desse elemento, como um elemento que purifica, que limpa e que protege. Como na passagem: “ele foi à nascente, jogou o sal ali e disse: “Assim diz o Senhor: ‘Purifiquei esta água. Não causará mais mortes nem deixará a terra improdutiva’ “. 2 Reis 2:21
Com isso fiz um levantamento das diversas utilizações do sal, que podem contribuir no nosso dia a dia. E acredito ser de grande utilidade para muitas pessoas, que não a conhecem e podem ser vistas abaixo.
- Soro Caseiro
O soro caseiro é indicado para todas as idades, e pode inclusive ser utilizado em cães e gatos, que apresentam sintomas de vômitos e diarreias. Modo de preparar: adicionar 1 pitada de sal e 1 punhado de açúcar, ou então, 2 colheres de sopa de açúcar e 1 colher de café de sal, a 1 litro de água filtrada fervida. Dar para a criança pequenas doses de 1/2 em 1/2 hora.
- Cores vivas em Roupas
O desgaste natural das cores são causados por decorrência da água em contato com a tinta, dessa forma dissolvendo os corantes do tecido. Mas se utilizar sal na água esse processo irá ajudar a preservar a cor das roupas. Modo de preparar: Dissolver sal na lavagem e no enxágue das roupas coloridas, na proporção de 1 colher (sopa) de sal para cada 10 litros de água.
- Restaurar cores de Carpetes
Para restaurar as cores do seu carpete, é necessário limpar com um pano ou escova umedecida em uma solução de 1 xícara (chá) de sal dissolvido em 3 litros de água e deixe secar naturalmente. Essa dica também ajuda a remover traças.
- Evitar fungos em peixes de aquário
Colocar o peixe de água doce por alguns minutos em água ligeiramente salgada previne fungos nas escamas. Modo de preparo: Dissolva uma colher de chá de sal em um litro de água fresca, à temperatura ambiente e coloque seus peixes para nadar nesta solução por uns quinze minutos, devolvendo-os após para o seu próprio aquário. Precaução: Não é recomendado a todos os tipos de peixes, consultar uma loja especializada.
- Diga adeus às pulgas
Se o seu cão possui pulgas, basta lavar a sua casinha e cobertores com água salgada. E caso os cães possam ter trazido pulgas para dentro de sua casa basta polvilhar – o sofá, tapetes, tecidos que ele teve contato – levemente com sal e, em seguida, escove-o, deixa agir por aproximadamente 12 horas e então limpe totalmente.
- Use sal e acabe com o mofo
Ideal para roupas de cama e banho que acabam adquirindo mofo por ficaram guardadas por muito tempo. Modo de Preparo: Molhe os locais manchados com uma mistura feita com o suco de 1 limão e 1 colher (café) rasa de sal, e estenda as peças ao sol do meio-dia por aproximadamente duas horas. O sal mata os fungos e o limão tira as manchas. Depois finalize a limpeza com uma lavagem completa, usando o sabão de costume.
- Mate grama e ervas daninhas que crescem nas rachaduras em sua calçada
Modo de preparo: Polvilhe sal na grama e despeje a água muito quente sobre ela. Não é somente uma forma altamente eficaz para matar plantas indesejáveis, mas também o meio mais barato.
- Limpar panelas engorduradas
Suas panelas de ferro que possuem gorduras poderão ser facilmente lavadas se você puser um pouco de sal nelas e esfregá-las com um papel.
- Pará-brisas de Carros
Esfregue um pouco de sal umedecido na parte externa do pára-brisa de seu carro para evitar aderência do gelo, da neve ou geada.
- Tratamento para os dentes
Um gargarejo com água morna e sal muitas vezes alivia irritações da garganta e da boca. Também é recomendado aliado ao bicarbonato de sódio para limpar os dentes e conservar suas gengivas saudáveis. A mesma mistura perfuma o hálito também.
Boa as dicas conhecia só algumas!
O mais conhecido sem dúvida é o soro, até hoje quando necessário eu utilizo ele.
o sal é excelente pra tirar mal cheiro das mãos ou coisas .Quando lavamos banheiro ou cozinha com cloro, nossas mãos ficam com mal cheiro e não sai facilmente .Cheiro de alho, cebola , etc. Usamos o pó de café ou vinagre, mas o sal é mais prático e barato. COLOCA uma colher de sopa de sal nas mãos e esfrega lavando bem.