Produzido em 2010 essa comédia franco-belga Potiche – Esposa Troféu é baseada na peça de mesmo nome de Pierre Barillet e Jean-Pierre Grédy. A ação transcorre em 1977, e conta a história de uma esposa submissa que começa tomar conta da fábrica de guarda-chuvas de seu marido, após uma rebelião de funcionários contra o gerente tirânico.
Suzanne, a dona de casa e mãe interpretada pela diva Catherine Deneuve, aparenta ser uma perua fútil, a tal “esposa troféu” do título, casada com o ríspido Robert (Fabrice Luchini) e dedicada ao casal de filhos, Laurent (Jérémie Renier) e Joëlle (Judith Godrèche).
O elenco traz ainda Gérard Depardieu, no papel de um líder sindical. Por trás da irresistível atmosfera kitsch, muito bem representada, estão temas como reformas trabalhistas, interesses políticos e direitos das mulheres.
No longa, as transformações pessoais de cada personagem sobressaem em relação às revoluções que eles querem causar — ou evitar — na sociedade. Ozon desvia-se do discurso panfletário criando saborosas reviravoltas amorosas, responsáveis por momentos hilariantes.
O filme competiu no 67º Festival Internacional de Cinema de Veneza e recebeu duas indicações no Prêmio Magritte, vencendo Melhor Ator Coadjuvante com Jérémie Renier.
A exibição ocorre no Teatro. Retirada de ingressos é gratuita e deve ser feita uma hora antes do início. Não recomendado para menores de 12 anos.
Cineclube – Sesc Piracicaba
Rua Ipiranga, 155 – Centro
Piracicaba – SP
CEP.: 13400-480