O lendário Estúdio Harcourt é o sobrevivente de uma época de grandes estúdios de fotografia e, desde 1934, registra personalidades em branco e preto, todas com o mesmo efeito de luz. Além da luz, a maquiagem é um fator fundamental do estilo Harcourt. “Ela começa a vestir o rosto ao brincar com a sombra e com a luz. A iluminação permite sublinhar a intimidade para criar uma emoção, já que a Luz com “L” maiúsculo é a marca inconfundível de Harcourt”, diz Yann Lorvo, Diretor Geral da Aliança Francesa no Brasil e integrante da curadoria da exposição.
A primeira cidade a receber a mostra itinerante no país foi o Rio de Janeiro. De lá seguiu para Fortaleza e agora é a vez de São Paulo. Ainda em 2013, a exposição “Harcourt, Escultor de Luz” passa por Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Brasília.
O Estúdio Harcourt, em parceria com a L´Oréal Cabeleireiros contra a Aids, desenvolveu um calendário com 12 fotos de personalidades clicadas pelo fotógrafo parisiense Didier Bizous, integrante do Estúdio Harcourt. A Aliança Francesa foi a responsável por trazer o projeto para o Brasil e recriar o estúdio em um hotel no Rio de Janeiro para ilustrar as páginas do calendárioCabeleireiros Contra Aids 2013. A renda arrecada foi doada para a Sociedade Viva Cazuza. A exposição em São Paulo terá três das doze fotos do calendário L´Oréal:estarão no MuBE os retratos dos atores José Mayer e Cássia Kiss e do cantor Ney Matogrosso.
Personagens icônicos, como Brigitte Bardot, Salvador Dali, Serge Gainsbourg, John Malkovich, Marlène Dietrich, Catherine Deneuve, Dita Von Teese e Edith Piaf, integram a mostra. Na área do esporte, o brasileiro Gustavo Kuerten, o tenista Rafael Nadal, Zinedine Zidane e ainda os pilotos Alain Prost e Michael Schumacher foram fotografados. Os estilistas Jean-Paul Gaultier, Karl Lagerfeld, John Galiano, Pierre Cardin e Kenzo representam a moda mundial. A única mulher brasileira contemplada na exposição é a atriz Glória Pires.
Cosette Harcourt, fundadora e inspiradora do Estúdio
O mítico Estúdio Harcourt é indissociável de uma de suas personalidades fundadoras: Germaine Hirschfeld, chamada Cosette Harcourt. Uma mulher distinta, estilo Coco Chanel, que fuma, gosta de carros e aproveita a independência que o trabalho lhe propicia. Cosette Harcourt vive envolta em mistério a tal ponto que em 1976, depois de sua morte, muitas incertezas sobre sua biografia permanecerão.
Abertura: Dia 08 de janeiro de 2013, às 19h
Período expositivo: de 09 a 28 de janeiro de 2013
Entrada gratuita
Endereço: Av. Europa, 218. São Paulo
Informações: 11 2594-2601, mube@mube.art.br
Horário de funcionamento: Terça-feira a domingo, das 10h às 19h
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.