Eternizado na poesia modernista por retratar as aspirações e angústias da vida cotidiana, o poeta e cronista Carlos Drummond de Andrade será tema de exposição que começou nesta terça-feira (18) e segue até 10 de fevereiro de 2013, na área externa do Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília. A mostra Drummond, Testemunho da Experiência Humana apresenta, em 16 painéis e um vídeo documentário, a vida e a obra do artista mineiro, que completaria 110 anos em 2012. As visitas no CCBB podem ser realizadas de terça a domingo, sempre das 9h às 21h. A entrada é gratuita.
Drummond, Testemunho da Experiência Humana faz parte do Projeto Memória, uma tecnologia social desenvolvida pela Fundação Banco do Brasil, que busca difundir a obra de personalidades que contribuíram para a formação da identidade cultural brasileira e o desenvolvimento do país. As tecnologias sociais são produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis e inovadoras que representem efetivas soluções de transformação social às diversas realidades aonde elas se aplicam.
O projeto é composto pela exposição itinerante, que perpassa mais de 800 municípios brasileiros; um livro foto biográfico, que é enviado para 6 mil bibliotecas públicas junto com o vídeo documentário; e material pedagógico, distribuído em 18 mil escolas públicas, que inclui um almanaque histórico e um guia para auxiliar o professor a incluir o tema em seus planos de aula.
Essa é a primeira vez que o Centro Cultural Banco do Brasil recebe o acervo do Projeto Memória. Em edições anteriores já foram homenageados nomes como o poeta Castro Alves, o escritor Monteiro Lobato, o jurista Rui Barbosa, o sociólogo Josué de Castro, o educador Paulo Freire, a feminista Nísia Floresta, o líder da Revolta da Chibata João Cândido, entre outros.
Todo o material do Projeto Memória, uma parceria da Fundação BB com a Petrobras, pode ser acessado no site www.projetomemoria.art.br .
Programa Educativo do CCBB
O Projeto Memória conta com as ações do Programa Educativo do CCBB, que oferece visitas guiadas e ônibus para grupos da rede pública de ensino do Distrito Federal. Um kit destinado ao professor será doado às escolas que visitarem a exposição. O agendamento pode ser feito pelos telefones (61) 31087624 ou (61) 31087623.
CCBB de Brasília
Endereço: SCES, Trecho 2 Conjunto 22 – Brasília – DF
Área externa
Data: Até 10 de fevereiro / Terça a Domingo, das 9h às 21h
Entrada franca
Classificação Livre
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.