Foi na década de 1980, em São Paulo, no embalo da Break Dance, que a cultura Hip-Hop ensaiou seus primeiros passos em solo brasileiro. Para saber como o Hip-Hop e o Rap estão ajudando a incluir os jovens nas periferias dos grandes centros urbanos, o CCBB reúne a cantora e compositora Ellen Oléria e o rapper Thaíde, no dia 23 de outubro, a partir das 18h30, em mais um Sarau de Ideias. A mediação do encontro é do músico Charles Gavin e a plateia pode participar fazendo perguntas aos debatedores ou mesmo apresentando músicas ou poesias relacionadas ao tema.
Sarau de Idéias teve início em abril, com o objetivo de discutir alguns dos principais movimentos e manifestações culturais ocorridos no Brasil, a partir da Semana de Arte Moderna de 1922. Em novembro, os músicos Moraes Moreira e Otto encerram o ciclo de saraus previsto para este ano, discutindo o Mangue Beat.
Debatedores
Ellen Oléria é cantora, compositora e atriz, formada pela Universidade de Brasília (UnB). É apontada como o maior expoente do cenário musical brasiliense. Sua música é um mix de samba, afoxés, jazz e hip-hop. Entre os prêmios que recebeu estão o de Melhor Intérprete, no Festival Interno de Música Candanga (2006), e Prêmio Sesc de Música (2005). Em 2009, Ellen gravou o seu primeiro CD, Peças. Neste segundo semestre, deve lançar o DVD Ellen Oléria e Pretutu ao Vivo no Garagem, com as participações de Hamilton de Holanda, Emicida, GOG e Gérson King Combo.
Thaíde começou sua carreira como B. Boy no início dos anos oitenta e sua história praticamente se confunde com a história do movimento hip-hop no Brasil. Sua trajetória soma nove discos, incluindo o último Thaíde Apenas, primeiro após a dissolução da parceria com DJ Hum. Em 2006, destaca-se no cinema e na TV com o personagem Marcelo Diamante, no celebrado Antonia, de Tata Amaral. A partir de 2007, participa do elenco dos longas Caixa Dois, de Bruno Barreto; Dois Coelhos, de Afonso Poyart, e O Doce Veneno do Escorpião, de Marcos Baldini. Faz parte da equipe do programa A Liga, da Band/Cuatro Cabezas.
O debate A Cultura Hip-Hop terá duração de duas horas e as senhas para o evento podem ser retiradas na bilheteria uma hora antes do início. O CCBB fica na Rua Primeiro de Março 66, Centro, tel.: (21) 3808-2020. Outras informações podem ser obtidas no site www.bb.com.br/cultura
Patrocínio: Banco do Brasil
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
Idealização/Curadoria: Beatriz Carolina Gonçalves
Debate: A Cultura Hip-Hop
Data: 23.10.2012 – Terça-feira
Horário: 18h30
Debatedores: Ellen Oléria e Thaíde
Mediação: Charles Gavin
Classificação indicativa: 12 anos
ENTRADA FRANCA – mediante retirada de senha, distribuída com uma hora de antecedência.
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.