Aproximadamente 2 mil pessoas já conferiram as apresentações do Coral Lírico de Minas Gerais, dentro da Série Concertos na Cidade, que tem o objetivo de divulgar o canto coral em espaços públicos diversos da capital mineira. Na próxima quinta-feira, 13 de agosto, o Coral Lírico, um dos corpos artísticos da Fundação Clóvis Salgado, dá continuidade a essa Série, com apresentação no Museu Mineiro (av. João Pinheiro, 342 – Centro). Sob a regência de Lincoln Andrade, o concerto acontece às 19h30 e tem entrada gratuita.
O Coral Lírico inicia o concerto com a Ave Maria, de Franz Biebl, escrita para 8 vozes (4 femininas e 4 masculinas). Em seguida, interpreta Das Reich ist dein, de George Frederich Handel, um dos raros motetos a cappella escritos pelo compositor do barroco alemão, que segundo o maestro titular do Coral, Lincoln Andrade, possui um alto grau de dificuldade e raramente é executado por corais brasileiros. Dando continuidade ao concerto, o público poderá conferir o clássico da música vocal contemporânea Magnificat, de Arvo Pärt; Totus sum tuus, de Henryk Mikolaj Górecky; Cateretê e Congada, baseadas no folclore brasileiro, de Francisco Mignone. O concerto se encerra com o coro de abertura do ato II da ópera A Viúva Alegre, de Franz Lehár, que será apresentada no Palácio das Artes em outubro.
O concerto conta, ainda, com a participação do pianista Wagner Sander e da solista Lilian Assumpção (soprano).
Coral Lírico de Minas Gerais
Um dos corpos artísticos da Fundação Clóvis Salgado, o Coral Lírico de Minas Gerais possui um repertório que abrange grandes obras corais, desde a renascença até o moderno, de motetos a óperas, de oratórios barrocos a concertos corais sinfônicos. Um dos raros grupos com essas características no País, o Coral Lírico já recebeu importantes prêmios e convites para atuar ao lado das principais orquestras brasileiras, entre elas, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Seu atual regente titular é o maestro Lincoln Andrade.
Maestro Lincoln Andrade
Lincoln Andrade possui doutorado em Regência pela University of Kansas, EUA, mestrado em Regência Coral pela University of Wyoming, EUA, onde também foi professor assistente e ministrou aulas de canto coral e regência coral. Foi diretor musical do grupo vocal Invoquei o Vocal, maestro titular do Madrigal de Brasília, e do Coral Brasília. Recebeu prêmios nos Estados Unidos e na Europa. Foi professor e diretor da Escola de Música de Brasília. Regeu concertos na Alemanha, Argentina, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Hungria, Paraguai, Polônia, Portugal e Turquia. É o produtor musical, apresentador e entrevistador dos programas “Conversa de Músico” e “Conversa de Músico Concertos”, produzidos e veiculados pela TV Senado. Atualmente é professor de regência e o coordenador da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFMG. Ministra palestras sobre regência e canto coral em festivais no Brasil.
Programa
FRANZ BIEBL
Ave Maria (12’)
GEORGE FREDERICH HANDEL
Das Reich ist dein (4’)
ARVO PÄRT
Magnificat (12’)
HENRY GÓRECKY
Totus tuus sum, Maria (12’)
FRANCISCO MIGNONE
Cateretê (4’)
Congada (4’)
FRANZ LEHÁR
A Viúva Alegre (15’)
Soprano: Lilian Assumpção
Piano: Wagner Sander
Data: 13.09 – quinta-feira
Horário: 19h30
Local: Museu Mineiro
Endereço: av. João Pinheiro, 342 – Centro
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 8 anos
Entrada gratuita
Informações para o público: 3236-7400
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.