O Museu Imperial/Ibram/MinC recebeu na última semana uma das maiores cravistas do país, Rosana Lancelotte. A artista esteve no local para gravar uma peça na espineta, instrumento fabricado em 1785 e atualmente em exposição no Museu.
A espineta(imagem ao lado) foi fabricada pelo germânico Mathias Bosten e é a única remanescente desse artífice no mundo. Rosana tocou uma peça portuguesa contemporânea ao instrumento e o vídeo resultante será transmitido no Centro de Referência da Música Carioca, ao longo de uma exposição interativa.
“Na exposição, músicos apresentarão instrumentos importantes para a música do Rio de Janeiro, como é o caso da espineta. O objetivo é aproveitar a tecnologia para estimular o contato com o acervo”, afirmou ela.
Rosana Lanzelotte
Uma das mais aplaudidas artistas brasileiras, a Rosana Lanzelotte destaca-se pela concepção de projetos inovadores. Registrou em CD desde obras raras de Bach e Haydn até as sonatas inéditas do português Avondano e peças brasileiras para cravo.
Doutora em Informática, criou o portal Musica Brasilis que disponibiliza partituras, áudios, vídeos e jogos em torno dos repertórios brasileiros de todos os tempos. Com mais de 400 obras de 60 compositores brasileiros, Musica Brasilis tornou-se o portal de referência da música clássica brasileira.
Sua carreira de solista levou-a a importantes salas de concerto, como o Wigmore Hall, St. Martin-in-the-fields (Londres), Otto Braun Saal (Berlim), Palazzo Barberini (Roma) e Fundação Gulbenkian (Lisboa), além das principais salas da América Latina. É ainda autora do livro “Sigismund Neukomm, Música Secreta – Minha Viagem ao Brasil”, lançado em 2009 pela editora Arteensaio.
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2245-5550 / (24) 2245-5560
E-mail: mimp.faleconosco@museus.gov.br
Site: www.museuimperial.gov.br
Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h
Jardins: de terça a domingo, das 8h às 18h
Preços
Adultos: R$ 8,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 4,00
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito
Moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.