O HISTORY estreia, no dia de Natal, o especial Aparecida do Brasil, baseado no livro Aparecida, do jornalista Rodrigo Alvarez. Produzido em parceria com a TV Aparecida, em comemoração aos 300 anos da aparição da imagem, o docudrama faz um retrato fiel sobre a história da padroeira do país. A produção, que faz uma reconstituição histórica e jornalística, visita os locais percorridos pela imagem da santa, antes de tornar-se o principal símbolo católico do Brasil.
Aparecida do Brasil narra os 300 anos de história da santa que apareceu a três humildes pescadores em outubro de 1717. O docudrama revela detalhes, desde o encontro da imagem até a construção do maior santuário do mundo dedicado à Virgem Maria; e curiosidades, como a cor da santa, a doação da coroa feita pela princesa Isabel após ter alcançado uma graça e o atentado contra a Padroeira do Brasil, em 1978.
O jornalista Rodrigo Alvarez, que apresenta o especial, entrevistou diversos historiadores, como Leandro Karnal, missionários redentoristas e devotos famosos, entre eles os cantores Daniel, Elba Ramalho, Luan Santana, Zezé di Camargo, o padre Fábio de Melo e Renato Aragão. Além das entrevistas e depoimentos emocionantes, encenações traçam um panorama histórico de como Aparecida tornou-se um símbolo de todos os brasileiros.
“É o primeiro filme completo sobre a história da santa. Agora, devotos, e também aqueles que são apenas curiosos, terão um documento fiel, livre de qualquer censura, revelando os lados lindos e também os difíceis dessa história maravilhosa”, afirma Alvarez.
O docudrama é o primeiro de muitos projetos que serão realizados entre o HISTORY e a TV Aparecida. Para Krishna Mahon, diretora de Conteúdo Original do HISTORY, “trabalhar com a TV Aparecida e com a produtora Studio Fly foi um prazer. A equipe fez o especial com muito amor e isso imprime na tela. O resultado é bonito e emocionante, cheio de depoimentos fortes, feito para agradar até quem não é devoto, como eu”.
*A TV Aparecida exibirá o especial no dia 26 de dezembro, terça-feira, às 22h15.
Classificação indicativa: livre