O celebrado grupo colombiano Bomba Estéreo lançou nessa quinta-feira, 10, seu álbum de estúdio “Ayo” em todas as plataformas digitais. A estreia do trabalho aquece a chegada da banda no Brasil, onde se apresentam no Rock in Rio, em setembro, ao lado da rapper Karol Conká.
Simón Mejía, fundador do grupo, afirma que “’Ayo’ nasceu em Sierra Nevada de Santa Marta, um dos lugares mais poderosos do mundo. O título do álbum é uma homenagem a esse lugar mágico. Uma cerimônia espiritual abriu o caminho até este álbum, que nos reconectou com as raízes caribenhas do Bomba Estéreo, que segue olhando o mundo com os olhos e ouvidos abertos, assumindo riscos por novos caminhos”.
Seu single mais recente, “Internacionales”, é um sucesso em boates no mundo todo. “A faixa afirma que a música é a linguagem mais importante e bonita que transpassa todas as barreiras”, disse Mejía. “Além de questões de raça e cultura, somos o mesmo quando se trata de compartilhar a pista de dança”.
O single anterior, “Duele”, narra a história de um desamor e vem acompanhado de um clipe dirigido por Sam Mason. A melodia principal da música tem influência do Oriente Médio, mas foi gravada com a flauta de millo, um instrumento típico dos grupos de cumbia do Caribe colombiano. A canção foi feita no povoado de Minca na Sierra Nevada, perto de Santa Marta, a cidade natal de Liliana Saumet, vocalista do Bomba Estéreo.
“Ayo” é o quinto álbum de estúdio do Bomba Estéreo, seguindo os passos do bem-sucedido álbum “Amanecer”, que conquistou certificado de disco de ouro pelas vendas nos Estados Unidos e Porto Rico. O disco trouxe muitos reconhecimentos ao grupo e inclui os sucessos “Fiesta (Remix Ft. Will Smith)” e “Soy Yo”.
O clipe de “Soy Yo” estreou no ano passado e se tornou um viral, acumulando mais de 23 milhões de visualizações no Youtube. A popularidade e a mensagem deste vídeo se devem à sua atriz revelação, Sarai González, que foi convidada para a Casa Branca para conhecer o presidente Obama.