Formada por Fi Ricardo (Nx Zero), Rafael Mimi (Projeto Caixa Preta/ Nx Zero), Yuri Nishida (Granada / VOWE/ Nx Zero/ Gloria) e Alê Labelle (BBGG), O TRAGO se reflete na busca por novas experimentações sonoras de seus integrantes.
O TRAGO começou quando Fi e Rafael, colegas do NX Zero, juntaram ideias diferentes do que faziam na banda. Logo, convidaram o Yuri, amigo desde o colegial, e a Alê da banda dela BBGG porque buscavam uma voz feminina para intercalar com as referencias de folk que desenvolveram no som. O grupo foi formado em setembro de 2016 e em pouco tempo já deram inicio aos ensaios. As baterias e percussões ficaram por conta de Dani Weksler, também do NX Zero. Tendo participado dos ensaios e convidado para ser o baterista para os futuros shows, Dani já é considerado como integrante do grupo.
Para a gravação do EP, foi usado um método incomum que foi implementado por grandes bandas de rock dos anos 70 como The Rolling Stones, Led Zeppelin e Deep Purple. Praticamente todo o EP foi gravado na casa de Rafael, usando apenas um pequeno quarto no fundo da casa e o banheiro.
O primeiro single do grupo, “A Ponte” foi lançado no dia 14 de julho em todas as plataformas digitais, e conta com a participação especial da Pitty nos backing vocals. Os próximos singles também já tem data marcada para lançamento, com “Full Moon” no dia 21 de julho e “A Vida Satisfaz” para o dia 28 de julho, respetivamente. O trompetista Felippe Pipeta (Orquestra Brasileira de Música Jamaicana) foi convidado para tocar nas faixas “Full Moon” e “Lírios”.
Arauna será lançado no dia 4 de agosto nas plataformas digitais pela Deckdisc.