Para os foliões mais animados e para aqueles que só querem descansar, a programação variada de Carnaval do SESC São José dos Campos recebe todas as idades.
Os shows musicais trazem saudosos sambas de outros carnavais, as tradicionais marchinhas de São Luis do Paraitinga e Maria Alcina, irreverente e divertida em um show para ninguém ficar parado.
A programação é gratuita e para todas as idades.
PROGRAMAÇÃO MUSICAL
Dia 18, sábado
Sambas Eternos
Com Glauce e Grupo Nossa Raiz + Marcinho Moreira
Às 12h
Convivência. Grátis. Livre
No repertório, músicas de Dona Ivone Lara, Noel Rosa, Clara Nunes, João Nogueira, Candeia, releituras de grandes sambas enredo da história do Carnaval, além de composições de sambistas do Vale do Paraíba.
Com Jairo Carioca (repique de mão), Adailton Malta (pandeiro), Dantival Braga (tantã), Flávio Canhoto (violão), Pimpolho (cavaquinho) e as vozes de Glauce e Marcinho Moreira.
Grupo Paranga
Às 16h.
Solário. Grátis. Retirada de convites no dia da atividade. Livre
O show traz as composições de Negão dos Santos e compositores de São Luiz do Paraitinga, que embalam o Carnaval local e conquistaram platéias no Brasil inteiro. As marchinhas do Paranga trazem o ritmo como forma de manifestação de todas as linguagens temáticas, sejam elas cômicas, românticas, criativas, regionais, carnavalescas, entre outras.
Dia 19, domingo
Salve o Partido Alto!
Com Rogerinho Ratatúia (RJ) e Grupo Nossa Raiz
Às 12h
Convivência. Grátis. Livre
Nascido no bairro de Bonsucesso, Rio de Janeiro, é considerado uma das grandes promessas da nova geração de sambistas. Em 2008, gravou o seu 1º CD “Por todos os cantos”, com 13 composições inéditas de Adilson Bispo, Zé Roberto, Marcos Diniz, Luiz Grande, Xande de Pilares, entre outros. No repertório, além das músicas do seu CD, Rogerinho interpreta clássicos de cartola, Zeca Pagodinho, Luiz Carlos da Vila, Candeia, Fundo de Quintal entre outros.
Maria Alcina & Banda
Às 16h30
Solário. Grátis. Retirada de convites no dia da atividade. Livre
Com sua voz grave e o jeito peculiar de se vestir , a mineira embala a folia com marchinhas clássicas além de outras inéditas registradas no disco “Confete e Serpentina”. No repertório “Cachorro Vira-Lata” (Alberto Ribeiro), “Açúcar Sugar” (Tom Zé/Lô Borges) e “Espaço Sideral” (Moisés Santana). Maria Alcina é acompanhada por Sérgio Espíndola (contrabaixo), Gustavo Souza (bateria), Sérgio Arara (violão), Leo Dias (saxofone).
Dia 20, segunda
Carnaval Paulista
Com Grupo Kolombolo e Mestres da Velha Guarda Zé Maria (Unidos do Peruche), Marco Antônio (Nenê V. Matilde) e Ideval Anselmo (Camisa Verde e Branco).
Às 12h
Convivência. Grátis. Livre
No show, obras de compositores da vanguarda paulista e sua ala de compositores, além de pérolas do carnaval paulistano interpretadas por grandes mestres do samba.
Com Edu Camargo (cavaquinho), Maria Fernanda (violão), Luiz Ribeiro (violão), Mônica Pérola Negra (surdo), Monalisa Madalena (pandeiro), Marcos Tocha (caixa/cuíca), Gabriel Spazziani (rebolo), Marcelo Mazon (voz), Roberta Oliveira e Ligia Fernandes (vozes).
Estrambelhados
No show “Estrambelhados eu sou”
Às 16h30
Solário. Grátis. Retirada de convites no dia da atividade. Livre
A banda apresenta repertório de marchinhas dos principais blocos do carnaval de São Luiz do Paraitinga e composições autorais influenciadas pela cultura local: congadas, moçambiques, folias de Reis e do Divino.
Com Netto Campos (teclado/voz), Rodolfo Santana (violão/voz), Leandro Barbosa (viola/violão/voz), Rafael Cursino (violão), Rafael Moradei (percussão), Paulo Ricardo (bateria), Renato Frade (contrabaixo), Leo Couto (saxofone), Flávio Jr (trombone), Lucas (trompete).
Dia 21, terça
Sambas Enredo de Todos os Tempos
Com Leandro Costa e banda.
Às 12h
Convivência. Grátis. Livre
O cantor, que fez parte do grupo de intérpretes de samba enredo da escola de samba Gaviões da Fiel nos desfiles do Anhembi/SP, apresenta repertório das velhas guardas das escolas de São Paulo e Rio de Janeiro.
Com Leandro Costa (voz), Daniel das Neves (violão), Humberto Rocha e Marcio Cunha (cavaquinho), Denisson Rodrigues (sopros), Raphael Moreira, Rodrigo Ferreira e Fernando Moreira (percussão) e Ricardo Corrêa (surdo).
Carnaval Turbilhão
Com Maurício Pereira e banda Turbilhão de Ritmos
Às 16h30
Solário. Grátis. Retirada de convites no dia da atividade. Livre
Show comandado pelo cantor e compositor paulistano Maurício Pereira (Os Mulheres Negras). No repertório marchinhas como “Abre Alas”, “Linda Morena” e “O teu cabelo não nega” , “Chiquita Bacana” entre outras.
Com Maurício Pereira (voz/saxofone), Carneiro Sândalo (bateria), Reinaldo Chulapa (contrabaixo), Luiz Waack (guitarra), Daniel Szafran (teclado/voz), Tonho Penhasco (guitarra), Amílcar Rodrigues (trompete).
Charanguinha de Carnaval
De 18 a 21, sábado a terça, às 15h
Praça. Grátis. Livre
Durante os quatro dias de carnaval, a bandinha itinerante dá uma volta pelos espaços do SESC apresentando as clássicas marchinhas do carnaval com muita irreverência e animação.
Com Sérgio Turcão (xequerê), Fernando Grieco (caixa), Jaime Saraiva (saxofone/flauta), Williton Souza (saxofone), Luiza Feres (bumbo).
OFICINAS
Camisetas de carnaval
Dias 18 e 19, sábado e domingo, às 11h, 13h30 e 15h.
20 vagas. Grátis. Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência. Livre
Utilizando fitas e brilhos, é possível confeccionar uma camiseta estilizada para o Carnaval.
Adereços de carnaval
Dias 20 e 21, segunda e terça, às 11h, 13h30 e 15h.
20 vagas. Grátis. Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência. Livre
Criação de máscaras e colares com reaproveitamento de materiais.
PROGRAMAÇÃO DE CINEMA
Olha Esse Som!
Quatro diretores apresentam suas visões da música. Uma arte que serve como instrumento de registro histórico, resistência cultural e de interação social.
Passione
Direção de John Turturro
Dia 18, sábado, às 18h
Auditório. Grátis. Retirada de convites com 1 hora de antecedência
O ator e diretor ítalo-americano John Turturro visita suas raízes italianas e constrói um documentário que investiga a tradição musical da cidade de Nápoles, sul da Itália, e sua influência ao redor do mundo.
Rock Brasília – Era de Ouro
Direção de Vladimir Carvalho
Dia 19, domingo, às 18h.
Auditório. Grátis. Retirada de convites com 1 hora de antecedência
Em Brasília, na virada dos anos 1970 para os 1980, jovens, filhos de intelectuais, diplomatas e políticos, se reúnem para tomar vinho, conversar e escutar muita música. Desses encontros nasceram as bandas Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude que marcaram a formação cultural e ideológica da capital federal. Depoimentos atuais de Dinho Ouro Preto, Marcelo Bonfá e Dado Villa Lobos e uma entrevista inédita com Renato Russo.
Prêmio Melhor Documentário no Festival de Paulínia/2011.
A Festa Nunca Termina
Direção de Michael Winterbottom
Dia 20, segunda, às 18h
Auditório. Grátis. Retirada de convites com 1 hora de antecedência
O filme descreve a herança musical de Manchester desde a década de 1970 até o início dos anos 1990. Desde a criação do selo Factory, que lançou as bandas Joy Division (que viria a ser o New Order), James e os Happy Mondays, até o nascimento de um dos dance clubs mais famosos do mundo, o “Hacienda”, Meca de clubbers e adeptos do psicodelismo. O filme ilustra a vibração que fez de Manchester o lugar onde todos gostariam de estar.
Atravessando a Ponte – o som de Istambul
Direção de Fatih Akin
Dia 21, terça, às 18h
Auditório. Grátis. Retirada de convites com 1 hora de antecedência
O documentário segue a descendência turca do diretor para mostrar a diversidade musical de Istambul. Com a participação de Alexander Hacke, membro da banda alemã “Einstürzende Neubauten”, em entrevistas com músicos da cidade situada entre a Europa e a Ásia, percebe-se a mistura dos gêneros musicais, desde rappers turcos até a tradicional música clássica dos habitantes locais, passando por rock, hip hop, jazz, tudo com um toque local.
::: Serviço :::
SESC São José dos Campos
Av. Adhemar de Barros, 999 – Jd. S. Dimas – 12.245-010
(12) 3904-2000