O Spotify, líder em música digital via streaming, estreou ontem seu primeiro programa de discussões. A ideia do Spotify Talks, além de se diferenciar de outros eventos da indústria da música, é abordar assuntos relevantes ao mundo musical e que precisam ser discutidos pela sociedade, assim como mostrar um pouco da relação dos artistas com a indústria e também com os fãs.
A proposta tem curadoria do jornalista Alexandre Matias, que também é um dos idealizadores da iniciativa. Para esta primeira edição, foram escolhidos quatro nomes importantes da atual cena musical brasileira, como: Mahmundi, Céu, Emicida e Lucas Santtana, que debateram sobre descobertas musicais e outros temas latentes.
Com o intuito de estar sempre presente em todos os momentos da vida, o Spotify dá mais um passo ao dar vida a este projeto, que terá um formato diferente a cada edição, e que dará voz a artistas e público sobre diferentes assuntos.
“O que tem acontecido com o mercado da música trouxe a questão do que é o mainstream hoje. A gente fala muito em mainstream e cultura independente como se fossem duas coisas separadas, mas a impressão que eu tenho – e acho que é uma impressão dividida entre os participantes e outros agentes – é que a diferença entre eles está cada vez menor, tudo cada vez mais misturado e tem toda uma questão do nicho se tornar um novo mercado de massa. A intenção de discutir isso nos fez reunir quatro novos representantes da música brasileira, sendo cada um deles de uma etapa desta evolução – o Lucas gravou na indústria tradicional, com gravadoras, a Céu entra no mercado exatamente no momento em que os discos param de vender, o Emicida já entende a lógica da internet e faz a divulgação totalmente de guerrilha e a Mahmundi nasce em um mundo sem discos”, conta Alexandre Matias, curador do projeto.
“Esse acesso ao conteúdo acontece tanto dentro da plataforma, com mais de 30 milhões de músicas de graça, como fora da plataforma, através da geração de debates sobre a indústria da música. Queremos trazer temas novos de discussão, queremos estimular opiniões diversas, queremos estimular novas perguntas: Vamos falar sobre descobertas e construir um novo pensamento sobre o universo musical. Nesse projeto, queremos ser os facilitadores que trazem para a mesa uma discussão profunda e depois distribui esse conteúdo para várias outras pessoas que têm interesse no tema”, afirma Carol Baraccat, diretora de marketing do Spotify.
O primeiro Spotify Talks teve como tema ‘O contraponto do mainstream’, em que foi debatida a evolução da indústria da música no Brasil nas últimas décadas além da trajetória de cada um desses artistas. O objetivo principal do evento é fomentar a discussão sobre a música brasileira de hoje e de ontem.
“O Spotify Talks surgiu com o objetivo promover o diálogo entre pessoas que são parte da indústria musical. Estamos muito felizes e honrados em abrir o projeto com a participação de artistas renomados – a base de todo o mercado musical. Ouvir a perspectiva deles sobre o contraponto do mainstream com certeza trará uma nova maneira de se pensar a questão”, conta Roberta Pate, Gerente de Relacionamento com Gravadoras e Artistas.
Os artistas ainda falaram sobre novos formatos de reprodução de música e a adaptação do analógico para digital. Entre os novos formatos digitais, a conversa não podia deixar de mencionar o streaming. “Quando um jovem se conecta com uma plataforma de streaming, ele se conecta com outros artistas, isso é uma coisa muito grande” disse a cantora Mahmundi, “a molecada está muito esperta, hoje estou tentando dialogar com eles, contar uma história através de playlists”.
O evento aconteceu na sede do Spotify, em São Paulo e contou com a presença de pessoas do meio musical, como produtores, músicos, blogueiros, entre outros, que também participaram do bate-papo com os artistas convidados.
Emicida encerrou a conversa celebrando a iniciativa: “Temos que lutar para que esse tipo de discussão continue”.
A segunda edição do Spotify Talks já está em produção.