A ANCINE divulgou nesta sexta-feira, 11 de setembro, a lista de filmes selecionados pela curadora Shari Frilot, do Festival de Cinema de Sundance, para a 12ª edição do Programa Encontros com o Cinema Brasileiro. Ela vai assistir às produções entre os dias 16 e 19 de setembro, na capital federal, durante o 48º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.
Por meio dos teasers e das informações fornecidas pelos produtores nas inscrições do programa, Shari Frilot selecionou os seguintes títulos:
“O Amor dos Outros”, de Deo (+1! Filmes)
“Em Três Atos”, de Lucia Murat (Taiga Filmes)
“Estive em Lisboa e Lembrei de Você”, de José Barahona (Refinaria Produções)
“Os Incontestáveis”, de Alexandre Serafini (Ladart Produções)
“La Vingança”, de Fernando Fraiha (Querosene Filmes)
“Malícia”, de Jimi Figueiredo (Cinema Cinema Produções)
“Redemoinho”, de José Luiz Villamarin (Bananeira Filmes)
“Reza a Lenda”, de Homero Olivetto (Ouro 21 Produção de Filmes)
“A Roda da Vida”, de William Alves e Zé Felipe (Karibu Cinema)
“Travessia”, de João Gabriel (Zona de Produção)
“Tropykaos”, de Daniel Lisboa (Cavalo do Cão Produção de Filmes)
“Vermelho Russo”, de Charly Braun (Waking Up Films e Muiraquitã Filmes)
Quatro entre os longas selecionados são realizados por produtoras associadas ao Programa Cinema do Brasil, parceiro institucional dos Encontros. Os responsáveis pelos filmes inscritos que não tenham sido selecionados para as sessões podem enviar suas obras em DVD para que sejam entregues à curadora pela equipe do programa.
Esta será a terceira participação da curadora Shari Frilot nos Encontros com o Cinema Brasileiro. A próxima edição do Festival de Cinema de Sundance acontece entre os dias 21 e 31 de janeiro de 2016, em Utah, nos Estados Unidos.
Como funcionam os Encontros com o Cinema Brasileiro
O Programa Encontros com o Cinema Brasileiro é uma iniciativa da ANCINE, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), e com o apoio do Programa Cinema do Brasil, com o objetivo de aumentar a visibilidade do nosso cinema no mercado internacional, investindo na aproximação das relações com os curadores dos principais festivais do mundo. O Programa foi planejado levando em conta o calendário de realização dos festivais, aumentando as chances de participação dos filmes brasileiros.
A participação dos festivais em cada etapa do programa é definida levando em conta o calendário de cada um, para que os encontros aconteçam no período em que está efetivamente sendo feita a escolha dos filmes que integrarão sua programação. Em edições anteriores, já vieram ao Brasil curadores de festivais internacionais de cinema como os de Cannes, Veneza, San Sebastián, Locarno, Toronto, Roterdã, Berlim, BAFICI, Roma, IDFA e CPH:DOX.