A segunda edição da CCXP – Comic Con Experience (www.ccxp.com.br) acontece entre os dias 3 e 6 de dezembro com atrações de peso e conteúdos para fãs de quadrinhos, cinema, programas de TV, desenhos animados e outras áreas da cultura nerd & geek. Mais de 120 mil pessoas são esperadas nos quatro dias de evento, que terá início das vendas dos ingressos em junho.
A CCXP 2014 em números:
– Em quatro dias, 97 mil pessoas participaram da Comic Con Experience, uma média de 24,5 mil por dia.
– Em 44 horas de evento, mais de 500 horas simultâneas foram apresentadas ao público.
– A CCXP 2014 foi a maior primeira edição de um evento indoor já realizada no Brasil.
– O evento foi o primeiro do tipo no país com as gigantes do entretenimento Warner e Disney, e a primeira comic con no mundo em que a Netflix participou com um estande próprio.
– O Artists’ Alley da Comic Con Experience contou com 215 quadrinistas, mais que em eventos consagrados como a Comic Con de San Diego.
– Os 75 expositores da CCXP (a capacidade máxima permitida da edição anterior) faturaram aproximadamente R$ 10 milhões em vendas. Para 75% deles, foi o maior acontecimento do ano.
Quadrinhos: Primeiro artista confirmado e ampliação do Artists’ Alley
Seguindo a tradição das comic cons, que iniciaram como eventos de quadrinhos, o primeiro nome confirmado na CCXP 2015 é também um quadrinista: Mark Waid, escritor norte-americano responsável pelas revistas Demolidor e Vingadores, da Marvel Comics, e por clássicos como O Reino do Amanhã, ilustrado por Alex Ross. Será a primeira visita de Mark Waid ao Brasil e o artista abre a lista de quadrinistas convidados que serão anunciados pela CCXP ao longo das próximas semanas.
Ainda falando de quadrinhos, o Artists’ Alley, a área mais tradicional de uma comic con, passa a ter 160 mesas (35 a mais que na edição anterior do evento). Nesse espaço, os quadrinistas apresentam seus novos trabalhos aos fãs e o crescimento da área vem atender a grande demanda registrada na CCXP 2014, quando o Artists’ Alley foi uma das áreas mais movimentadas do evento. As inscrições para a área, que deve contar com mais de 250 artistas brasileiros e estrangeiros, começam ainda em abril.
Fórum de negócios
O CCXP Business Summit, fórum de negócios sobre os caminhos para o desenvolvimento do mercado de cultura pop no Brasil que atraiu 150 participantes e apresentou mais de 20 horas de programação exclusiva, também retorna para a edição 2015, durante os três primeiros dias do evento.
”O foco é instruir empreendedores que queiram aprender e discutir as oportunidades do mercado de cultura pop no Brasil, além de incentivar as empresas na fabricação de produtos licenciados ou, até mesmo, trazer novas empresas para o universo geek”, afirma Pierre Mantovani, sócio da CCXP.
A CCXP – Comic Con Experience 2015 acontece de 3 a 6 de dezembro no São Paulo Expo, antigo Expo Imigrantes, próximo à estação Jabaquara do Metrô. Para saber mais sobre o maior evento de cultura pop do país.
Sobre a CCXP – Comic Con Experience
A CCXP – Comic Con Experience acontece no Brasil nos moldes das comic cons realizadas em diversas partes do mundo, que reúne fãs e profissionais de quadrinhos, cinema, TV, games, anime, RPG, memorabilia, ficção científica e colecionáveis para conhecerem as últimas novidades dessas áreas em uma grande celebração do universo geek e da cultura pop. O evento é organizado pelo portal Omelete, Chiaroscuro Studios e Piziitoys. Em 2014, a CCXP reuniu 97 mil pessoas e as principais empresas e artistas do mercado, tornando-se o maior evento do gênero na América Latina. Em 2015, acontecerá de 03 a 06 de dezembro no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center.
Sobre Mark Waid
MARK WAID é um escritor norte-americano cujos trabalhos figuraram várias vezes entre os mais vendidos do jornal The New York Times. Entre seus inúmeros trabalhos publicados estão O REINO DO AMANHÃ, SUPERMAN: O LEGADO DAS ESTRELAS, além de longos períodos à frente de revistas como QUARTETO FANTÁSTICO, FLASH e LIGA DA JUSTIÇA. Escreve atualmente as revistas DEMOLIDOR e VINGADORES para a Marvel Comics e o título EMPIRE, co-criação com o desenhista Barry Kitson. É editor do site Thrillbent.com, uma plataforma para quadrinhos digitais (muitos deles de sua autoria) criados especialmente para tablets e outros equipamentos digitais. Waid também é sócio em duas comic shops nos EUA, ministra palestras ao redor do mundo sobre a revolução digital nos quadrinhos e é um defensor incansável dos direitos dos criadores de quadrinhos. Não o culpe se encontrá-lo tentando tirar uma soneca.