Nos dias 14 e 15 de abril, o É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários organiza a 14a Conferência Internacional do Documentário – Petrobras.
O seminário visa mais uma vez intensificar o debate sobre a produção não-ficcional por meio do cruzamento de contribuições de acadêmicos, cineastas e críticos, brasileiros e internacionais.
Nesta 14a edição, três celebrações ditam o foco do seminário: o centenário de nascimento de Orson Welles (1915-1985), os 80 anos de Vladimir Carvalho e a 20a. edição do É Tudo Verdade. Apresenta-se assim a oportunidade tanto para examinar a contribuição de dois mestres à produção documental quanto para um balanço das duas últimas décadas do documentário no Brasil e no mundo.
O É Tudo Verdade faz parte dos 25 festivais de audiovisual no Brasil patrocinados anualmente pelo programa Petrobras Cultural.
Sediada pela Cinemateca Brasileira a 14º Conferência Internacional do Documentário – Petrobras desenvolve-se em São Paulo nos dias 14 e 15 de abril, sempre com entrada franca e tradução simultânea.
Programação É Tudo Verdade – 14a Conferência Internacional do Documentário – Petrobras
Dia 14
10h Abertura: Palestra inaugural de Jonathan Rosenbaum sobre o centenário de nascimento de Orson Welles
Jonathan Rosenbaum é um dos mais importantes críticos de cinema em atividade nos EUA. Autor de mais dez livros sobre a história do cinema, incluindo títulos sobre Jacques Rivette, Abbas Kiarostami e “Dead Man” de Jim Jarmusch, Rosenbaum é dos principais especialistas na obra de Orson Welles. Sua reunião de ensaios sobre o diretor de “Cidadão Kane” (1941), “Discovering Orson Welles”, foi publicada em 2007 pela University of California Press, tendo ainda editado as longas entrevistas do cineasta a Peter Bogdanovich em “Este É Orson Welles (no Brasil, Globo Livros, 1995).
14h – 20 Anos de Documentário Brasileiro – Carlos Alberto Mattos e Fernão Ramos.
Carlos Alberto Mattos é um crítico de cinema brasileiro. Curador da mostra Faróis de Cinema (3a. edição, 2014), é autor de livros sobre Eduardo Coutinho, Jorge Bodansky, Maurice Capovilla, Vladimir Carvalho e Walter Lima Jr.
Fernão Pessoa Ramos é Professor Titular do Departamento de Cinema do Instituto de Artes da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). É autor, entre outros, de ‘Cinema Marginal, a Representação em seu Limite’ (1987) e ‘Mas afinal…o que é mesmo documentário?’ (2008).
Dia 15
10h – Vladimir 80 – Amir Labaki entrevista Vladimir Carvalho
Vladimir Carvalho é um dos mais importantes documentaristas da história do cinema brasileiro. Em mais de seis décadas de atividade, dirigiu, entre outros, os curtas-metragens “A Bolandeira” (1967) e “A Pedra da Riqueza” 1976) e os longas “O País de São Saruê” (1971) e “Conterrâneos Velhos de Guerra” (1991). Dentro da retrospectiva comemorativa de seu 80o. aniversário realizada pelo É Tudo Verdade 2015, lança sua antologia de ensaios e artigos “Jornal de Cinema”.
Amir Labaki é o diretor-fundador do É Tudo Verdade –Festival Internacional de Documentários.
14h – O Documentário Segundo os Festivais: Ally Derks (IDFA), Haruka Hama (Yamagata) e Thom Powers (Toronto, Miami, DOC NY).
Ally Derks é a diretora-fundadora do IDFA – Festival Internacional de Documentários de Amsterdã, o maior evento dedicado ao gênero no mundo.
Haruka Hama é uma curadora japonesa, desde 2011 vinculada ao Festival Internacional de Documentários de Yamagata, para a qual prepara para 2015 um foco especial sobre a produção latino-americana.
Thom Powers é um curador americano, responsável pela seleção não-ficcional do Festival Internacional de Cinema de Toronto e Festival de Cinema de Miami e pelo DOC NY. É ainda o programador da faixa semanal Stranger Than Fiction, sediada pelo cinema de arte IFC em Nova York.
SERVIÇO
É Tudo Verdade – 20º Festival Internacional de Documentários
São Paulo e Rio de Janeiro de 09 a 19 de abril. Belo Horizonte de 29 de abril a 4 de maio, em Santos de 07 a 10 de maio e em Brasília de 27 de maio a 1 de junho.
Fundação e direção: Amir Labaki
O É Tudo Verdade – 20º Festival Internacional de Documentários é uma co-realização do BNDES, OI, PETROBRAS, SABESP, CCBB, SPCINE e RIOFILME, contando com o apoio do Ministério da Cultura – Secretaria do Audiovisual, através da lei 8.313/91 (Lei Rouanet) e da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo – Programa de Ação Cultural/PROAC e Secretaria de Estado de Cultura – Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
Entrada gratuita em todas as salas de cinema.
SALAS DE CINEMA
São Paulo (9 – 19 de abril)
Centro Cultural Banco do Brasil – R. Álvares Penteado, 112
Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000
Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso, 207
Cine Livraria Cultura – Conjunto Nacional- Av. Paulista, 2073
Galeria Olido – Av. São João, 473
Reserva Cultural – Av. Paulista, 900
Rio de Janeiro (10 – 19 de abril)
Auditório BNDES – Avenida República do Chile, 100
Centro Cultural Banco do Brasil – R. Primeiro de Março, 66
Espaço Itaú de Cinema – Praia de Botafogo, 316
Instituto Moreira Salles – R. Marques de São Vicente, 476
Oi Futuro Ipanema – R. Visconde de Pirajá, 54
Belo Horizonte (29 de abril a 4 de maio)
Centro Cultural Banco do Brasil – Praça da Liberdade, 450
Santos (7 a 10 de maio)
Roxy Gonzaga – 5 – Av. Ana Costa, 443
Brasília (27 de maio a 1 de junho)
Centro Cultural Banco de Brasil – SCES, trecho 02, lote 22.
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.