Baseado no livro A Humilhação (Companhia das Letras), O ULTIMO ATO (The Humbling) foi exibido, fora de competição, no ultimo Festival de Veneza e tem estreia prevista para o dia 2 de abril. O filme conta a história de Simon Axler (Al Pacino), um famoso ator de teatro que se torna depressivo e adquire tendências suicidas quando, de repente e inexplicavelmente, perde seu talento. Numa tentativa de recuperar seu dom, ele tem um caso com uma jovem lésbica que tem a metade da idade dele. Rapidamente, a relação gera caos e pessoas ligadas ao casal reaparecem em suas vidas.
O diretor ganhador do Oscar®, Barry Levinson dirige o ator também ganhador do Oscar® Al Pacino e Greta Gerwig em O ÚLTIMO ATO a partir de um roteiro de Buck Henry e Michal Zebede, baseado no romance de Philip Roth (“A Humilhação”, editora Companhia das Letras, 2009). O elenco eclético do filme inclui ainda Nina Arianda, Dylan Baker, Charles Grodin, Dan Hedaya, Billy Porter, Kyra Sedgwick, Dianne Wiest e Mary Louise Wilson.
A HISTÓRIA POR TRÁS DA HISTÓRIA
Reconhecido autor desde a publicação da novela Adeus, Columbus (1959), a qual foi adaptada para o cinema em 1969, O ÚLTIMO ATO (A Humilhação) é o trigésimo livro de Philip Roth e o quarto a ser adaptado para as telas. Os outros são O Complexo de Portnoy (1972), Revelações (2003), cujo título original do romance é A Marca Humana, e Fatal (2008), baseado no livro O Animal Agonizante. Ele é um dos autores americanos mais premiados – já recebeu o National Book Award em 1995 e 1960, o prêmio PEN/Faulkner em 1994, 2001 e 2007, assim como o Pulitzer em 1997.