BRANCO SAI, PRETO FICA, de Adirley Queirós, estreia em 19 de março. Grande vencedor do Festival de Brasília em 2014, o filme recebeu o prêmio de Melhor Filme de longa metragem dado pelo júri oficial do Festival, além de outras dez premiações, entre elas, Melhor Ator, Melhor Direção de Arte e Melhor Montagem. Internacionalmente, o filme foi exibido no Festival de Mar del Plata, de onde saiu com o prêmio de Melhor Filme, Festival de Vienna, Hamburgo entre outros.
O longa narra uma violenta ação policial em um baile black, discute racismo e exclusão na periferia de Brasília.
Adirley Queirós é diretor de cinema e roteirista. Dos 16 aos 25 anos foi jogador de futebol profissional. Afastado da carreira, retornou os estudos. Aos 28 anos ingressou na Universidade de Brasília (UnB), onde graduou-se em Cinema em 2005, já com 35 anos. Desde então, tem uma atuação cultural constante, principalmente junto à periferia do Distrito Federal, mais especificamente na cidade de Ceilândia/DF. Durante este tempo realizou filmes, foi curador de mostras de cinema, jurado de festivais e realizador de encontros para formação na área de cinema. Em 2005, realizou o filme RAP O CANTO DA CEILÂNDIA, documentário curta-metragem que ganhou treze prêmios no Brasil
Em 2009, foi diretor, roteirista e produtor executivo dos filmes DIAS DE GREVE (ficção, 35mm, 24 min) e do filme FORA DE CAMPO (documentário para TV, 52 min, vídeo digital).
Em 2010, foi diretor, roteirista e produtor executivo do premiado A CIDADE É UMA SÓ?, ganhador de vários festivais no Brasil, inclusive a Mostra de Cinema de Tiradentes, tendo participado de alguns festivais internacionais, dentre eles WORD CINEMA AMSTERDAM, Brazilian Hollywood Festival – Los Angeles, BAFICI – argentina.
Lista de Festivais e Prêmios – BRANCO SAI, PRETO FICA:
- FESTIVAL DE BRASILIA DO CINEMA BRASILEIRO – Melhor filme, Melhor Ator (Marquim Do Tropa), Melhor Direção de Arte, Troféu Câmera Legislativa: Melhor Longa Metragem, Melhor Ator, Melhor edição de som, Melhor capacitação de Som. Prêmio de Exibição TV Brasi, Prêmio Abracine: Melhor Longa Metragem.
- FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINE MAR DEL PLATA – Melhor filme na Mostra Latino American
- MOSTRA DE TIRADENTES – Menção honrosa do júri oficial e do Júri popula
- FESTIVAL DE CURITIBA (OLHAR DE CINEMA) – Prêmio Olhares Brasil, Prêmio Especial do Júri
- CACHOEIRA DOC – Melhor Filme pelo Júri Oficial, Melhor Filme pelo Júri Jovem.
- MOSTRA INTERNACIONAL DE SÃO PAULO
- FESTIVAL INTERNACIONAL DE FRONTEIRAS – Melhor filme na Mostra Competitiva Internacional de longas
- VITÓRIA CINE VÍDEO – Melhor Roteiro, Melhor Desenho de Som.
- PANORAMA INTERNACIONAL COISA DE CINEMA
- SEMANA DOS REALIZADORES RIO DE JANEIRO
- DOC LISBOA
- VIENALLE
- FESTIVAL DE HAMBURGO
- TOURINO FILM FESTIVAL