Canal Futura estreia nova temporada de aulas do MIT

Futura coloca no ar mais 17 aulas produzidas pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), renomada instituição de ensino norte-americana. Os vídeos, inéditos na TV brasileira e legendados em português, fazem parte do projeto Blossoms (Blended Learning Open Source Science or Math Studies).

Canal Futura-Massachusetts Institute of Technology-04NOVEMBRO2014

Com duração de 30 minutos cada, as aulas são voltadas para jovens do ensino médio, e relacionam conhecimentos abstratos do universo da matemática, química, física, biologia e engenharia com o dia a dia. O material, produzido por educadores de diversos países, poderá auxiliar professores brasileiros na tarefa de estimular o raciocínio e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.

Nesta nova temporada dos vídeos MIT/Blossoms, os desafios da vida contemporânea e a correlação com as ciências da natureza continuam em pauta. Dentre os destaques, as aulas ministradas por pesquisadores do Instituto Broad do MIT e Harvard com lições sobre desenvolvimento, tratamentos e novidades a respeito da pesquisa contra o câncer.

Posteriormente, os vídeos ficarão disponíveis no site do Futura – www.futura.org.br. As videoaulas legendadas em português, já exibidas na TV, podem ser assistidas no canal do Futura no YouTube.

Videoaulas MIT/Blossoms – Canal Futura
Estreia: 3/11
Horário: De segunda a domingo, 1h
Duração: 30 minutos

Programação da Semana

Aula 1 (3/11, segunda-feira) – Da Adolescência à Maturidade: Como o Câncer se Desenvolve ao Longo do Tempo

A aula busca esclarecer como o câncer é causado por mutações que se acumulam ao longo do tempo no DNA das células, como os genes cancerígenos estão envolvidos no crescimento e na divisão das células normais e como diferentes tipos de mutações afetam as funções destes genes.

Aula 2 (4/11, terça-feira) – Uma Questão Pessoal: Usando o DNA Para Decidir o Melhor Tratamento para o Câncer

Esta aula analisa diferentes drogas contra o câncer, como a quimioterapia e terapias direcionadas. A discussão enfatiza como a pesquisa de laboratório pode ser utilizada para determinar quais as mutações que ocorreram no DNA das células cancerosas e como estes resultados podem influenciar os tratamentos escolhidos para diferentes pacientes.

Aula 3 (5/11, quarta-feira) – Como Equipes de Cientistas Desenvolvem Medicamentos Contra o Câncer

A aula mostra como os diferentes tipos de cientistas, sejam eles médicos especialistas, biólogos ou químicos, trabalham em cooperação no processo de descoberta de novas drogas contra o câncer.

Aula 4 (6/11, quinta-feira) – Como os Mosquitos Conseguem Voar na Chuva
Essa aula ensina como insetos conseguem voar na chuva. O objetivo é calcular a força do impacto que as gotas de chuva exercem sobre os mosquitos enquanto eles voam. Para isso, são utilizadas as Leis de Newton, a coleta de dados de vídeos e gráficos e, o mais importante, as aproximações.

Aula 5 (7/11, sexta-feira) – Inovação de Engenharia e Empreendedorismo – Parte I
Esta aula apresenta as inovações nas áreas da engenharia e do empreendedorismo. A intenção é incentivar os alunos a enxergar novas perspectivas para a inovação através do conhecimento de todas as etapas de produção: da concepção ao lançamento.

Aula 6 (8/11, sábado) – Inovação de Engenharia e Empreendedorismo – Parte II
Esta aula apresenta as inovações nas áreas da engenharia e do empreendedorismo. A intenção é incentivar os alunos a enxergar novas perspectivas para a inovação através do conhecimento de todas as etapas de produção: da concepção ao lançamento.

Aula 7 (9/11, domingo) – Equações de segundo grau: ser ao quadrado é demais – Parte I

Esta aula tem como objetivo ajudar os alunos com a função quadrática “y = ax2 + bx + c”, passo seguinte à função linear “bx + c”.

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