A perfeita combinação de magia, humor, mistério e romance, com refinada coreografia clássica e a inédita inclusão de danças folclóricas tornaram Coppélia um sucesso imediato, desde sua estreia, em 1870, na Ópera de Paris. Quase um século e meio depois, a obra continua sendo um dos ballets mais populares do mundo e presença obrigatória no repertório das grandes companhias clássicas. De 9 a 19 de outubro, a Fundação Teatro Municipal, vinculada à Secretaria de Estado de Cultura (SEC), apresenta nova temporada, com direção de Dalal Achcar. Nos papéis principais se revezam as primeiras bailarinas do Ballet do Theatro Municipal – Claudia Mota, Márcia Jaqueline e os primeiros solistas Renata Tubarãoe Cícero Gomes, Filipe Moreira e Moacir Emanoel – sob a direção de Sergio Lobato. A bela a música de Léo Delibes será executada pela Orquestra Sinfônica do TM, com regência do Maestro Tobias Volkmann.
“É uma satisfação apresentar Coppélia nessa bela montagem com cenários e figurinos de José Varona. A história contagiante fica ainda mais especial com a direção de Dalal Achcar, na execução da coreografia de Enrique Martinez. É, com certeza, um espetáculo para toda a família”, comenta Carla Camurati, presidente da Fundação Teatro Municipal.
A coreógrafa Dalal Achcar, diretora desta montagem, ressalta a importância da obra para o Theatro Municipal: “Coppélia é um marco para todos nós. Foi o espetáculo que lançou a bailarina Ana Botafogo e um dos mais belos do repertório”.
Baseado no conto Der Sandmann (O Homem da Areia) de Ernst Hoffmann, de 1815, o ballet Coppéliafoi coreografado originalmente por Arthur Saint-León, que também assinou o libreto com Charles Nuitter. Foi o primeiro grande ballet clássico a incluir danças folclóricas como mazurcas, polcas e czardas, escolhidas pelo compositor Delibes, autor da partitura, para dar mais realismo à obra. No Theatro Municipal do Rio, foi apresentado inicialmente em 1918, pela Cia. de Anna Pavlova. Desde 1981, quando Ana Botafogo fez sua estreia com grande sucesso no BTM, o Theatro Municipal apresenta a versão do coreógrafo cubano Enrique Martinez, criada originalmente para o American Ballet Theatre e que se tornou uma unanimidade, adotada pelas maiores companhias do mundo.
Sergio Lobato, diretor do Ballet do TMRJ, destaca: “Coppélia, de Enrique Martinez, nos conduz através da alegria de suas danças e do humor moderado de seus personagens a duas lindas histórias de amor e fidelidade – o amor do pai por sua filha e o amor entre dois jovens apaixonados”.
A música de Coppélia é um excelente exemplo de uma exitosa composição para ballet, como explica o Maestro Tobias Volkmann. “Com danças típicas do Leste Europeu e valsas de muita elegância, Léo Delibes oferece ao Corpo de Baile uma música excepcionalmente adequada ao virtuosismo coreográfico. Ao mesmo tempo, o compositor alcança grande teatralidade no segundo ato através de música dramática consistente e, por muitas vezes, bem-humorada, com especial atenção à representação da boneca e do Dr. Coppelius. Trata-se de um balé completo, que deve agradar a todos!”
O projeto Falando de Ballet terá mais uma edição nesta temporada. Serão palestras gratuitas com uma hora de duração sobre o espetáculo a ser apresentado, com início uma hora e meia antes do começo da sessão, no Salão Assyrio. O palestrante será Paulo Melgaço, professor da Escola Estadual de Dança, Artes e Técnicas do Theatro Municipal Maria Olenewa, que falará sobre as coreografias e detalhes desta montagem.
Datas: 9, 10, 11, 15, 16, 17 e 18/10, às 20h, e 12 e 19/10, às 17h
Local: TMRJ
Endereço: Praça Floriano, S/N – Centro
Classificação etária: Livre
Duração: 2h30 (com dois intervalos)
Ingressos
- Frisas e camarotes – R$ 504,00
- Plateia e balcão nobre – R$ 84,00
- Balcão superior – R$ 60,00
- Galeria – R$ 25,00
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